Chamada Aberta Dossiê: Bebês e Crianças com Deficiência na Educação Infantil

2021-03-22

A revista Zero-a-Seis convida docentes, pesquisadoras/es e estudantes brasileiras/os e estrangeiras/os a enviarem artigos, até 31 de julho de 2021, para o Dossiê “Bebês e Crianças com Deficiência na Educação Infantil”. 

Proposta do Dossiê – Bebês e Crianças com Deficiência na Educação Infantil. O dossiê tem por objetivo mapear, atualizar e ampliar o campo dos estudos sobre os bebês e as crianças com deficiência na Educação Infantil, à luz de referenciais teóricos ancorados nos princípios éticos, políticos e estéticos que fundamentam a primeira etapa da educação básica. Tem, ainda, o propósito de romper com as ideias de experiência única de infância, fortalecendo as perspectivas inclusivas de atendimento às crianças, desde bebês, em creches e pré-escolas como espaços institucionais coletivos, não domésticos, que cuidam e educam, contrário às concepções de inclusão fundamentadas por perspectivas conservadoras, segregadoras e privatistas de educação. Com a organização do dossiê objetivamos reunir artigos que, para além de discutir a condição de deficiência na Educação Infantil, dialoguem com marcadores sociais de gênero, raça, etnia, classe social, geração, sexualidade, credo e território, no intuito de potencializar tempos, espaços, materiais, interações, brincadeiras e relações inclusivas em creches e pré-escolas.

Além de Artigos originais, o dossiê receberá também submissões para as Seções: Entrevistas com especialistas da área, Resenhas de livros e Relatos de Experiência que problematizem as questões dos Bebês e das Crianças com Deficiência na Educação Infantil no atual cenário político e social.

Organizadores:

Fernanda Cristina de Souza: Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – Presidente Epitácio, São Paulo, Brasil. E-mail: fernanda.souza@ifsp.edu.br

Saimonton Tinôco: Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – e Professor de cursos de licenciatura na Universidade Federal da Paraíba – UFPB – Areia, Paraíba, Brasil. E-mail: saimonton.tinoco@academico.ufpb.br

Seção “Outras Linguagens”: Cartas pedagógicas

Em especial, nessa edição/dossiê, a Seção "Outras Linguagens" trará "Cartas pedagógicas", escritas e compartilhadas entre professoras e professores, ampliando os espaços e as formas de autoria e de escuta dos saberes e fazeres das/dos profissionais da Educação Infantil. Novas cartas também poderão ser submetidas, dialogando com a temática do Dossiê, mobilizadas e experienciadas com os bebês e as crianças com deficiência a partir das reflexões suscitadas nos processos de interação, tendo em vista a perspectiva inclusiva de educação.

Organizadora:

Andréia Regina de Oliveira Camargo

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP campus Rio Claro), professora do EBTT no Núcleo de Educação Infantil NEI Paulistinha da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

E-mail: acamargo13@unifesp.br

Normas de Formatação e modelo de estrutura da submissão estão disponíveis nas Diretrizes para Autores: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/about/submissions#authorGuidelines

ATENÇÃO: Ao realizar a submissão optar pela opção DOSSIÊ e informar a editoria que se refere ao Dossiê “Bebês e Crianças com Deficiência na Educação Infantil”.