Entre o ideário nacional da educação preparatória e os preceitos os preceitos escolanovistas de Heloísa Marinho: o início da educação infantil pública de Florianópolis em 1976.

Autores

  • Patrícia Regina Silveira de Sá Brant Prefeitura Municipal de Florianópolis - Secretaria Municipal de Florianópolis
  • Gladys Mary Ghizoni Teive Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2014n29p54

Palavras-chave:

Docência em educação infantil, Currículo, Memórias de docentes

Resumo

A presente pesquisa situa-se na área da História da Educação, mais especificamente, na história do currículo, e tem como objeto central o documento “Projeto Núcleos de Educação Infantil” de 1976, que implantou a educação infantil no município de Florianópolis (Santa Catarina/Brasil). Trata-se de estudo historiográfico em andamento, motivado pela implantação dos documentos curriculares atuais em interface com esse primeiro documento para efeito de aprofundamento do conhecimento sobre o início da educação infantil dessa rede. Sob a tutela do Programa Nacional de Educação Pré-Escolar - lançado pelo MEC em 1975 - o Projeto Núcleos de Educação Infantil previa uma pré-escola de caráter preparatório, ao mesmo tempo que sob o ideário escolanovista de Heloísa Marinho, orientava para um trabalho em que não houvesse dirigismo, e sim, respeito ao ritmo da criança, vindo a configurar-se como um currículo com pontos de tensão nas orientações da prática das primeiras professoras da educação infantil pública municipal. As fontes documentais foram analisadas à luz da história do currículo, que permite ver seu conhecimento corporificado como artefato social, histórico e cultural, com a contribuição dos estudos de Tomaz Tadeu da Silva (1995) e as fontes orais, a partir dos estudos de Paul Thompson (1992) que entende a história oral como possibilidade de revelar outros campos de insvestigação, como também evidenciar os sujeitos que vivenciaram a história.

 

 

Biografia do Autor

Patrícia Regina Silveira de Sá Brant, Prefeitura Municipal de Florianópolis - Secretaria Municipal de Florianópolis

Mestre em Educação na UDESC e Supervisora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

Gladys Mary Ghizoni Teive, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Educação,Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Referências

Arce, A. (2002) Friedrich Froebel: o pedagogo dos jardins de infância. Petrópolis: Vozes.

BOPPRÉ, M. R. (1989). O Colégio Coração de Jesus na Educação Catarinense. Florianópolis: Lunardelli.

CAMPOS, M. M. M. (1985). In: Cad. Pesq., São Paulo (53): 21-24, maio. Pré-escola: entre a educação e o assistencialismo.

DUSSEL, I.; CARUSO, M. (2003) A invenção da Sala de Aula: Uma Genealogia das Formas de Ensinar. São Paulo: Moderna.

Ferreira, M. O. S & Perim, M. L. F. (2003). (Orgs.). A História da OMEP no Brasil(1953 -2003): Educação Infantil. Rio de Janeiro: Ravil Editora.

LEITE FILHO, A. G. (1997). Educadora de Educadoras: Trajetória e ideias de Heloísa Marinho. Uma História do Jardim de Infância no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

LEITE FILHO, A. G. (1998) Heloísa Marinho: Educadora de educadoras na educação infantil do Rio de Janeiro. Disponível em <http://168.96.200.17/ar/libros/anped/0209P.PDF>. Acesso em: 17 jul. 2011.

LOURENÇO FILHO, M. B. (1978). Introdução ao Estudo da Escola Nova. São Paulo: Melhoramentos.

LOURENÇO FILHO, M. B. (1967) Introdução. In: Marinho, H. Vida e Educação no Jardim de Infância. Rio de Janeiro: Conquista.

KRAMER, S. (1982). A Política do Pré-Escolar no Brasil: A Arte do Disfarce. Rio de Janeiro: Achiamé.

KUHLMANN, M. Jr. (1998). Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação.

KUHLMANN, M. Jr. (2000). Histórias da Educação Infantil Brasileira. Disponível em http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE14/RBDE14_03_MOYSES_KUHLMANN_JR.pdf. Acesso em: 20 jul. 2011.

OLIVEIRA, Z. M. R. (1988) A Creche no Brasil: Mapeamento de uma Trajetória. In: R. Fac. Educ., São Paulo 14 (1): 43-52, jan./jun.

OSTETTO, L. E. (2000). Educação Infantil em Florianópolis: Retratos Históricos da Rede Municipal (1976-1996). Florianópolis: Cidade Futura.

MARINHO, H. (1967). Vida e educação no jardim de infância. Rio de Janeiro: Conquista.

MARINHO, H. (1980). Currículo por atividades: no jardim de infância e escola de 1º grau. Rio de Janeiro: Papelaria América.

NÓVOA, A. (2007). Os Professores e as Histórias da sua Vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora.

ROCHA, E. A. C. (2000). Apresentação. In: Ostetto, L. E. Educação Infantil em Florianópolis. Florianópolis: Cidade Futura.

ROSEMBERG, F. (2002). Organizações multilaterais, Estado e Políticas de Educação Infantil. In: Cad. Pesq. São Paulo, v. 115, p. 25-63.

ROSEMBERG, F. (1992). A Educação Pré-Escolar Brasileira durante os Governos Militares. In: Cad. Pesq. São Paulo, n. 82, p. 21-30.

ROSEMBERG, F. (1999). Expansão da Educação Infantil e Processos de Exclusão. In: Cad. Pesq. São Paulo, n. 107, p. 7-40.

SILVA, T. T. (2002). Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica.

SILVA, T. T. (1995). Apresentação. In: Goodson, I. F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes.

SILVEIRA, J. (1967). Prefácio da 3. ed. In: Marinho, H. Vida e educação no jardim de infância. Rio de Janeiro: Conquista.

SOUZA, S. J. (1984). Tendências e Fatos na Política da Educação Pré-Escolar no Brasil. In: Cad. Pesq. São Paulo (51), p. 47-53.

STEININGER, I. J. (2009). A prática pedagógica nas instituições de educação infantil: um estudo de caso sobre o que indicam as professoras. Dissertação (Mestrado em Educação) - UFSC - Florianópolis.

TEIVE, G. M. G. (2008). “Uma vez normalista, sempre normalista”: cultura escolar e produção de um habitus pedagógico. (Escola Normal Catarinense – 1911/1935). Florianópolis: Insular.

THOMPSON, Paul. (1992). A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra.

WALTRICK, Rose Elaine de Liz. (2008). O coordenador pedagógico na educação infantil da rede municipal de educação de Florianópolis: marcas de uma experiência democrática. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis.

Downloads

Publicado

2014-01-09