A linguagem dramática e os processos de recepção nos cantos de aprendizagens diversificados na Educação Infantil na cidade de Curitiba - PR

Autores

  • Robson Rosseto Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Curitiba II, Faculdade de Artes do Paraná - FAP
  • Jeórgia de Fátima Rodrigues Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Curitiba II, Faculdade de Artes do Paraná - FAP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2015n31p68

Palavras-chave:

criança, educação infantil, linguagem dramática, recepção

Resumo

Este trabalho reflete sobre o desenvolvimento da linguagem dramática na pequena infância associado aos processos de recepção nos cantos de aprendizagens diversificados na rede municipal de ensino na cidade de Curitiba - PR. O texto também propõe evidenciar a importância do educador enquanto mediador de interações das crianças, nas brincadeiras das mesmas, sendo este um elemento fundamental, na evolução e desenvolvimento da dramaticidade. A investigação constatou que a linguagem dramática desempenha um papel significativo na educação infantil, fonte propícia para a criação artística, no qual elas são capazes de criar significado às suas experiências ao promover ações e fruições dramáticas. 

Biografia do Autor

Robson Rosseto, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Curitiba II, Faculdade de Artes do Paraná - FAP

Doutorando em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, Mestre em Teatro pela Universidade Estadual de Santa Catarina/UDESC, docente da Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR, campus de Curitiba II, Faculdade de Artes do Paraná/FAP. rossetorobson@gmail.com

Jeórgia de Fátima Rodrigues, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Curitiba II, Faculdade de Artes do Paraná - FAP

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Padre João Bagozzi e graduanda do curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, campus de Curitiba II, Faculdade de Artes do Paraná – FAP, voluntária pela Fundação Araucária do Programa de Iniciação Científica – PIC/FAP. Professora da Educação Infantil e Anos Iniciais na cidade de Curitiba – PR.

Downloads

Publicado

2015-03-28