Educação pela arte como experiência, comunicação, experimentação e documentação: um percurso de pesquisa na educação infantil na Itália
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p193Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir a respeito do papel da educação pela arte nos contextos educacionais italianos, em particular referente às propostas destinadas as crianças pequenininhas. A partir de uma breve panorâmica relativa a evolução da parte da educação pela arte nos programas das escolas “elementares” (6-10 anos), realizada para compreender o pensamento educacional que a sustenta, este artigo analisa três temáticas compreendidas atualmente como relevantes. A primeira ligada à conexão com o mundo da arte contemporânea, com o seu alcance político de comunicação; a segunda, que analisa a importância da experiência em oficinas no sentido da organização dos espaços e da predisposição dos materiais com as suas possibilidades relativas à experimentação; a terceira, que se foca na potencialidade da documentação como forma de reflexão meta-cognitiva tanto para as crianças, quanto para os adultos educadores, gestores das unidades educativas e pais e mães.Referências
AGAMBEN, Giorgio. Che cos'è il contemporaneo? Roma: Nottetempo, I Sassi, 2008.
BETTINI, Francesco. I programmi di studio delle scuole elementari dal 1860 al 1945. Brescia: La Scuola, 1950.
BONCINELLI, Edoardo e SCIARRETTA, Galeazzo. Homo faber. Storia dell’uomo artefice dalla preistoria alle biotecnologie. Milano: Baldini&Castoldi, 2015.
BORDINI, Silvia (a cura di). Arte contemporanea e tecniche. Materiali, procedimenti, sperimentazioni. Roma: Carocci, 2011.
BORGHI, Battista Quinto. I laboratori extrascolastici. L’atelier espressivo. Azzano San Paolo: Edizioni Junior, 2003.
BOURRIAUD, Nicolas. Estetica relazionale. Milano: PostmediaSrl, 2010.
CIMOLI, Anna Chiara (a cura di). Che cosa vedi? Musei e pubblico adolescente, Busto Arsizio: Nomos edizioni, 2017.
DALLARI, Marco. L’arte per i bambini. In: FRANCUCCI, Cristina e VASSALLI, Paola, Educare all’Arte. Milano: Mondadori Electa, 2005, pp. 17-25.
DEWEY, John. Arte come esperienza e altri scritti. Firenze: La Nuova Italia, 1995.
DORFLES, Gillo. Le oscillazioni del gusto. L’arte d’oggi tra tecnocrazia e consumismo. Milano: Skira, 2004.
ECO, Umberto. Opera aperta. Forma e indeterminazione nelle poetiche contemporanee. Milano: Bompiani, 1962.
EDWARDS, Carolyn, GANDINI Lella, FORMAN George (a cura di). I cento linguaggi dei bambini. L’approccio di Reggio Emilia all’educazione dell’infanzia. Bergamo: Edizioni Junior, 1995.
EFLAND, Arthur. A History of Art Education. Intellectual and Social Currents in Teaching the Visual Arts. New York. Teachers College Press, 1990.
FRABBONI, Franco. Il laboratorio. Roma-Bari: Laterza, 2004.
GADAMER, Hans-Georg. L’attualità del bello. Studi di estetica ermeneutica. Genova: Marietti, 1986.
GIONI, Massimiliano (a cura di). The Restless Earth, catalogo della mostra a cura di Milano: Mondadori Electa, 2017.
HUYSMANS, Joris Karl. Certains. Paris: Plon, 1908.
LOMBARDI, Franco V. I programmi per la scuola elementare dal 1860 al 1955. Brescia: La Scuola, 1987.
MAZZA, Ermanno. Incontrare l’immagine, per sapere e per fare. Prospettive didattiche. Roma: Anicia, 2001.
MUNARI, Bruno (a cura di). Il laboratorio per bambini a Brera. Bologna: Zanichelli, 1981 (cit. 1981a).
MUNARI, Bruno (a cura di). Il laboratorio per bambini a Faenza, al Museo Internazionale delle Ceramiche. Bologna: Zanichelli, 1981 (cit. 1981b).
MUNARI, Bruno (a cura di). I laboratori tattili. Milano: Zanichelli, 1984.
NARDI, Emma. Un laboratorio per la didattica museale. Formello (Roma): Edizioni Seam, 1999.
NANCY, Jean-Luc, L’arte, oggi. In NANCY, Jean-Luc Nancy, DIDI-HUBERMAN, Georges, HEINICH, Nathalie & BAILLY, Jean-Christophe. Del contemporaneo. Saggi su arte e tempo. Milano: Bruno Mondadori, 2007, pp.1-20.
PANCIROLI, Chiara. Le arti visive nella didattica. Teorie, esperienze e progetto dalla scuola dell’infanzia alla scuola secondaria. Verona: QuiEdit, 2012.
PANCIROLI, Chiara. Formare al Patrimonio nella scuola e nei musei. Verona: QuiEdit, 2015.
READ, Herbert. Educare con l’arte. Milano: Edizione di Comunità, 1962.
SGARBI, Vittorio. L’arte è contemporanea ovvero l’arte di vedere l’arte. Milano: Bompiani, 2012.
SENNET, Richard. L’uomo artigiano. Milano: Feltrinelli, 2014.
SIEGESMUND, Richard. Why do we teach art today? Conceptions of art education and their justification. Studies in Art Education. 1998, 39, 3, 197-214.
SULLIVAN, Graeme. Art practice as research. Inquiry in visual arts. Thousand Oaks, CA: Sage, 2005.
SWIFT, John. A manifesto for Art in Schools. Journal of art & design education, 1999, v.18, iss1, pp.1-13.
TORNATORE, Lydia (a cura di). Arte e conoscenza. Torino: Loescher, 1982.
VECCHI, Vea e GIUDICI, Claudia (a cura di). Bambini arte artisti. I linguaggi espressivi dei bambini, il linguaggio artistico di Alberto Burri. Reggio Emilia: Reggio Children srl, 2004.
ZUCCOLI, Franca. Dalle tasche dei bambini… Gli oggetti, le storie e la didattica. Azzano San Paolo (Bg): Edizioni Junior, 2010.
ZUCCOLI, Franca. Didattica tra scuola e museo. Antiche e nuove forme del sapere. Parma: Edizioni Junior-Spaggiari, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.