Avaliação das políticas de educação infantil no Brasil: avanços e retrocessos

Autores

  • Lisete Regina Gomes Arelaro Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p206

Resumo

O artigo analisa as principais políticas educacionais estabelecidas para a educação básica no Brasil, no século XXI, com repercussão na educação infantil ou especialmente destinada a ela. Avalia a implementação das mesmas sob três critérios: a democratização do acesso, a qualidade do atendimento e o estímulo à gestão democrática, analisando as repercussões positivas e negativas das mesmas.

Biografia do Autor

Lisete Regina Gomes Arelaro, Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (USP)

Fez pós-doutorado na Universidade Livre de Barcelona (ULB). Possui doutorado e mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atualmente é Professora Titular Sênior da Faculdade de Educação da USP, presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA) e pesquisadora na área de Política Educacional, Planejamento e Avaliação Educacional, Financiamento da Educação Básica e Educação Popular

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Publicado

2017-12-18