Pesquisar e educar para as relações étnico-raciais na educação infantil: uma luta contra o ruído do silêncio

Autores

  • Nanci Helena Rebouças Franco Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia (UFBA) http://orcid.org/0000-0002-6810-4493
  • Fernando Ilidio da Silva Ferreira Instituto de Educação, Universidade do Minho (UMinho)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p252

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da educação para as relações étnico-raciais na educação infantil (E.I.), a partir de dados coletados em Salvador (Brasil) fazendo um contraponto com uma experiência de pesquisa em Braga (Portugal). Do ponto de vista teórico-metodológico baseia-se numa abordagem qualitativa de cunho exploratório, com a utilização da pesquisa bibliográfica e documental, bem como incidentes críticos. Os resultados mostram que existe uma fala das crianças sobre as relações raciais, o silêncio dos adultos no espaço da família e da escola. Diante disso, a educação na/para a diversidade se coloca como um desafio/possibilidade de prática pedagógica promotora da igualdade na E.I, na perspectiva da compreensão das crianças enquanto sujeitos históricos, sociais, culturais e portadores de direitos e da participação das mesmas na construção de uma sociedade mais humana e com mais equidade.

Biografia do Autor

Nanci Helena Rebouças Franco, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Fez pós-doutorado na Universidade do Minho (UMinho), em Portugal. Possui doutorado e mestrado em Educação e graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação.

Fernando Ilidio da Silva Ferreira, Instituto de Educação, Universidade do Minho (UMinho)

É doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (UMinho), onde também se graduou em Licenciatura em Estudos Superiores Especializados em Educação Infantil e Bá. Possui mestrado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (UPorto). Atualmente é professor associado no Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da UMinho.

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Publicado

2017-12-18