A relação entre creche e família: entraves que permanecem há décadas

Autores

  • Telma Vitoria Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p308

Resumo

O texto apresenta os principais resultados de uma pesquisa realizada em 1997 que nunca foi publicada. Como a proposta do dossiê é revisitar a história das lutas pelas creches e pela educação infantil no Brasil, constatamos que a discussão aqui apresentada permanence atual e, por isso, pode contribuir para o registro histórico e assim colaborar para a compreensão dos tempos atuais. O recorte temático focaliza a relação entre as creches e as famílias atendidas, mostrando que algumas problemáticas dessa relação identificadas trinta anos atrás ainda podem ser observadas no cotidiano das creches. As discussões apoiam-se em pressupostos teóricos sociointeracionistas construtivistas para interpretações sobre o desenvolvimento humano diante das relações entre profissionais e familiares, com seus reflexos sobre as crianças pequenas, e sobre o papel das creches em um contexto social mais amplo.

Biografia do Autor

Telma Vitoria, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

É doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui mestrado em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, também da USP. Atualmente é docente do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publicado

2017-12-18