As crianças e as aprendizagens pelo cotidiano: jogos, comunicações e relações afetivas

Autores

  • Vera Lucia Chacon Valença Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • Lidiani Morgenroth Fontana Secretária Municipal de Educação de Treze de Maio

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p411

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de viés etnográfico realizada com 24 crianças, de 3 e 4 anos, de um Centro de Educação Infantil de uma cidade do sul de Santa Catarina que teve por objetivo descrever e refletir sobre suas comunicações, jogos e relações afetivas, nas interações ocorridas entre pares. De inspiração sociointeracionista, o trabalho recebeu as contribuições dos pesquisadores da Sociologia da Infância, da Psicologia, da Antropologia e da Filosofia, tendo por figura de fundo as aprendizagens pelo cotidiano, na perspectiva apresentada por Gilles de Brougère e por Bárbara Rogoff. Observaram-se comportamentos provenientes de uma seletividade empática; reproduções interpretativas no desempenho de papéis dos jogos simbólicos e particularidades de comportamentos relacionadas a contextos diversos.

Biografia do Autor

Vera Lucia Chacon Valença, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Doutora em Psicologia Aplicada pela Université Paris Descartes, Paris V, França. Pós-doutora pelo Istituto Di Psicologia Del Consiglio Nazionale Delle Ricerche, IP-CNR, Itália. Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). É professora aposentada do Departamento de Estudos Especializados em Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora em tempo integral do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). É coordenadora do projeto "Museu das Crianças do Brasil".

Lidiani Morgenroth Fontana, Secretária Municipal de Educação de Treze de Maio

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). É professora do 1º ano do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Treze de Maio.

 

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Publicado

2017-12-18