“Xô, preconceito!” Um projeto de sensibilização sobre as diferenças, por meio das obras da autora Ruth Rocha
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n39p199Resumo
O projeto foi desenvolvido em uma turma de pré-escola vinculada ao Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, no município do Rio Grande – RS. A turma era formada por 15 crianças entre 4 e 5 anos e duas professoras, sendo uma delas deficiente visual. A maioria das crianças estava ingressando na escola pela primeira vez e ainda não haviam interagido com pessoas deficientes. Assim, buscando articular o encantamento da literatura infantil brasileira e o respeito às diferenças, as obras da Ruth Rocha foram escolhidas como norteadoras do projeto por serem narrativas originais e divertidas, que tematizam diferentes situações cotidianas, respeito à alteridade, bem como aspectos do imaginário infantil. Dentre os principais resultados alcançados, destaca-se que esse grupo de crianças foi aprendendo a conviver com as diferenças e as necessidades do outro desde cedo, evidenciados em uma relação de confiança e amizade com as professoras, sem mais distinção entre ambas. Atrelado a isso, está a inserção das crianças a práticas de letramento, compreendendo os usos sociais da escrita em seu cotidiano.Referências
BARBOSA, Maria Carmem Silveira e HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre, Artmed, 2008.
BETTELHEIM, Bruno. Introdução: a luta pelo significado. In: A Psicanálise dos contos de fadas. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Crianças e cultura escrita. In: Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Básica. Linguagem oral e linguagem escrita na educação infantil: práticas e interações. 1.ed. Brasília: MEC/SEB, 2016. Disponível em: <http://www.projetoleituraescrita.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Caderno_3.pdf >. Acesso em: 16 set. 2018.
KAMII, Constance. A Criança e o Número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 1990.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.