Avaliação na educação infantil e a pedagogia da relação e da escuta: documentar e refletir sobre a experiência educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n39p99

Resumo

O propósito do ensaio é fomentar o debate acerca da avaliação na Educação Infantil, enquanto prática de registro e acompanhamento do desenvolvimento das crianças, que resulta na produção de documentação específica sobre seus processos de desenvolvimento e aprendizagem nessa etapa educacional. Apresenta reflexões sobre essa temática, amparadas na definição de avaliação para a Educação Infantil presente na legislação educacional brasileira. Teoricamente se subsidia na Pedagogia da Relação e da Escuta, idealizada por Loris Malaguzzi. Além disso, para elucidar o conceito de avaliação, descreve uma experiência desenvolvida na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança, da Universidade Federal do Ceará.

Biografia do Autor

Jorgiana Ricardo Pereira, Universidade Federal do Ceará

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com Doutorado Sanduíche de dois anos na Universidade Católica Portuguesa. É Mestra em Educação pela UFC, especialista em Educação de Infância pela Universidade Católica Portuguesa e Pedagoga pela UFC. É professora da UFC desde 2014. Tem atuado na Educação Básica, especificamente na Educação Infantil, e em cursos de Licenciatura em Pedagogia e de especialização em Educação Infantil. É autora de trabalhos na área de Educação Infantil, apresentados em eventos acadêmicos e ou/científicos e publicados em anais, periódicos e livros. Tem publicado no campo da Pedagogia da Infância, da Educação Infantil e da Formação de professores dessa primeira etapa da Educação Básica. 

Fátima Sampaio Silva, Universidade Federal do Ceará

PHd em Educação nos anos iniciais pela Universidade do Arizona, Tucson, USA, em 1977. Até o ano de 2012 era Professora Associada no departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal do Ceará, setor de estudos;Desenvolvimento da Criança onde lecionava disciplinas relacionadas ao desenvolvimento e educação da criança; desenvolvia pesquisas e atividades de extensão relacionadas a esses temas. No período de 1991 a 2012, coordenou O Núcleo de Desenvolvimento da Criança, uma escola de Educação Infantil, cujo objetivo é desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas com a criança de zero a seis anos e a família. Fez parte também de um amplo Projeto de Extensão da UFC que desenvolveu atiividades relacionadas com saúde, educação, capacitação profissional e organização social em uma comunidade de periferia. Como parte deste projeto, coordenou um convênio de cooperação entre a Universidade de Alberta, Edmonton, Canada e a Universidade Federal do Ceará. Especificamente, os temas das pesquisas foram: desenvolvimento cognitivo e linguistico da criança e Educação Infantil (práticas pedagógicas e qualidade). Atualmente, presta colaboração ao Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, linha de Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança. 

Referências

AZANHA, J. M. P. Uma idéia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992.

BARBOSA, M. C. S. Por amor & por força: rotinas na Educação Infantil. 2000. 283 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

BARBOSA, M. C. S. B.; FERNANDES, S. B. Uma ferramenta para educar-se e educar de outro modo. Pátio – Educação Infantil, ano X, n. 30, p. 9-11, jan./mar. 2012.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 5, de 17/12/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF, 2009.

CAMPOS, M. M. A legislação e as políticas nacionais para a educação infantil: desencontros e desafios. In: MACHADO, M. L. A. Encontros e desencontros em Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2008. p. 27-33.

CAMPOS, Maria Malta. Questões Sobre o Perfil do Profissional de Educação Infantil. In: Por uma política de formação do profissional de educação infantil. Brasília, DF, 1994. p. 32-42.

CIASCA, M. I. F. L.; MENDES, D. L. L. L. Estudos de avaliação na educação infantil. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 20, n. 43, p. 293-304, maio/ago. 2009.

DAHLBERG, G.; MOSS, P.; PENCE, A. Qualidade na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: Artmed, 2003.

EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emília na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FARIA, A. L. G. Loris Malaguzzi e os direitos das crianças pequenas. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. (Orgs.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 277-292.

FOCHI, P. Afinal, o que os bebês fazem no berçário? Comunicação, autonomia e saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva. Porto Alegre: Penso, 2015.

FORTUNATI, A. A observação como instrumento para conhecer, contar e refletir. Pátio – Educação Infantil, ano X, n. 30, p. 5-7, jan./mar. 2012.

GANDINI, L.; GOLDHABER, J. Duas Reflexões sobre a Documentação. In: GANDINI, L.; EDWARDS, C. (Orgs.). Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 150-169.

HOFFMANN, J. M. L. Avaliação na pré-escola: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 1996.

MALAGUZZI, L. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emília na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999. p. 59-104.

NEVES, V. F. A. Avaliação na educação infantil: algumas reflexões. In: Reunião anual da ANPED, GT 07 – Educação de crianças de 0 a 6 anos, 35, 2012, Pernambuco. Anais eletrônicos. Pernambuco: ANPED, 2012. Disponível em: <http://35reuniao.anped.org.br/trabalhos/106-gt07>. Acesso em: 10 jan. 2015.

PAZ, S. J. P. A avaliação na educação infantil: análise da produção acadêmica brasileira presente nas reuniões anuais da ANPEd entre 1993 e 2003. 2013. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

PEREIRA, J. R.; SILVA, F. S. A extensão e o ensino na unidade universitária federal de educação infantil núcleo de desenvolvimento da criança. Extensão em Ação, Fortaleza, v. 1, n. 8, p.15-28. Jan/Jul. 2015.

RINALDI, C. O currículo emergente e o construtivismo social. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. (Orgs.). As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emília na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999. p. 113-122.

RINALDI, C. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e terra, 2012.

RINALDI, C. A pedagogia da escuta: a perspectiva da escuta em Reggio Emilia. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. (Orgs.). As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016. p. 235-248.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Resolução nº 02/CONSUNI, de 25 de fevereiro de 2013. Aprova, ad referendum do Conselho Universitário, a criação da Unidade Universitária de Educação Infantil, Núcleo de Desenvolvimento da Criança (NDC), vinculada ao Centro de Ciências Agrárias da UFC. UFC, 2013.

Downloads

Publicado

2019-03-27