Experiências de cuidado de si, do outro e do ambiente nas múltiplas narrativas das crianças na educação infantil

Damaris Gomes Maranhão, Débora Fernandes Zóia

Resumo


O objetivo desse trabalho é descrever as experiências de cuidado de si, do outro e do ambiente expressas pelas crianças em suas interações, brincadeiras e em suas múltiplas linguagens. Trata-se do relato de experiência de uma professora do grupo de crianças de dois a três anos em uma instituição de Educação Infantil, situada na grande São Paulo, que documentou falas, desenhos e cenas das crianças interagindo e brincando, analisando-as em parceria com uma especialista em cuidados na Educação Infantil, à luz de autores sócio-históricos e da Antropologia. Conclui-se que o processo de cuidado permeou todas as interações e brincadeiras, integrando diversos saberes.


Palavras-chave


Experiências; Educação infantil; Cuidado; Interações; Brincadeiras

Texto completo:

PDF/A

Referências


ALMEIDA FILHO, Naomar. Transdisciplinaridade e Saúde Coletiva. Ciência e Saúde Coletiva, v 11,n1/2,1997.

BASTOS, Alice Beatriz Barretto Izique. Wallon e Vygotsky: psicologia e educação. São Paulo: Loyola, 2014.

BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.20-28. ISSN 1413-2478. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. Acesso em: 01 fev.2020.

BRASIL. Ministério da Educação. A Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular. Base Curricular Nacional Comum. Brasília, 2018. Disponível em: www.basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 25 ago. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Parecer CNE/CEB nº 20/09). Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC, SEB, 2010. 36 p.: il. ISBN: 978-85-7783-048.

DAMASIO, Antonio. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

DIAS NETA, Anísia Gonçalves. O cuidado de si e a experiência: (re)existências na educação, Caderno Walter Benjamin, v.17, p. 94-110, 2016.

EDWARDS, Carolyn. ;et al. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: Artmed, 1999. 320p.

EDWARDS, Carolyn. ;et al. As cem linguagens da criança:a experiência de Reggio Emilia em transformação. Volume 2. Porto Alegre: Penso, 2016.

GALVÃO, Izabel. Henry Wallon, uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 17 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

GONZALEZ-MENA, Janet. O cuidado com bebês e crianças pequenas na creche: um currículo de educação e cuidados baseado nas relações qualificadas. 9 ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

HEVESI, Katalin. A Participação da Criança no Cuidado de seu Corpo. In: FALK, J. (org.). Educar os Três Primeiros Anos: A Experiência de Lóczy. Araraquara: JM, 2004.

HOUZEL, Suzana Herculano. O todo e as partes. Folha de S.Paulo [Internet]. 14 de maio de 2014. http://www1.folha.uol.com.br/colunas/suzanaherculanohouz el/2014/05/1460465-o-todo-e-as-partes.shtml. Acesso em: 17 de fevereiro de 2020.

IVIC, Ivan. Lev Semionovich Vygotsky. Trad. José Eustáquio Romão. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2010. 140 p. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4685.pdf. Acesso em: 25 ago. 2019.

KRAMER, Sônia. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa. Revista Quadrimestral – julho 2002, nº 116. São Paulo: FCC, 2002, p. 41-59. http://www.scielo.br/pdf/cp/n116/14398.pdf. Acesso em: 01 fev.2020.

LAMEIRÃO, Luiza; ECKSCHMIDT, Sandra. Bola e boneca. São Paulo: João de Barro, 2015.

MARANHÃO, Damaris.Gomes.; et al. Observar para integrar saúde e educação. Revista Veras, v.5, n.2, p. 133-147, julho/dezembro, 2015. Disponível em: www.veracruz.edu.br. Acesso em 25 ago. 2019.

MAUSS, Marcel. As técnicas do corpo. In: MAUSS, M. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003. p. 399-420.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos.;et al. O Trabalho do professor de Educação Infantil. 3 ed. São Paulo: Ed. Biruta, 2019.

WALLON, Henri. Psicologia e educação da criança. Lisboa: Veja, 1979.

WALLON, Henri. O papel do outro na consciência do eu. In: Werebe, M. J. G.; Nadel- Brulfert, J. Henry Wallon. São Paulo: Ática, 1986.

WINNICOTT, Donald Woods. Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

VISSER, Margaret. O ritual do jantar. São Paulo: Editora Campus, 1998.




DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n41p232

Zero-a-Seis, ISSN 1980-4512 Florianópolis, Brasil.