Erasures and perspectives from macumba for an inclusive and anti-racist early childhood education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e90781

Keywords:

Macumbas, Inclusion, Racism, Coloniality, Belonging

Abstract

The essay aims to think of early childhood education as a privileged educational territory-candomblé yard recognizing as urgent and necessary the questioning of epistemic racism during the geopolitics of colonial knowledge and its processes of coloniality in the fields of knowledge, of being and power. As individuals of the experience in dialogues with decolonial thought and contemporary authors who discuss Brazilianness, it is considered that the epistemes from macumba, understood as a multiple bundle of afrodiasporic cultural practices, such as the capoeiras and the candomblés, can, as analytical powers, mobilize and expand the borders and educational grammars of new generations, in an inclusive and anti-racist perspective, in line with the propositions of the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education and Law 10.639/2003.

Author Biographies

Norma Silvia Trindade Lima, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FE/UNICAMP; Departamento de Ensino e Práticas Culturais - DEPRAC, Linha de pesquisa (8): Linguagem e Arte em Educação, Grupo de pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Culturais - PHALA/campo de pesquisa: Educação e (re)existências em práticas culturais afro-diaspóricas e de povos indígenas. Integrante e graduada em capoeira (corda roxa e marron/professora) pelo Instituto Brasileiro de Esporte, Cultura e Arte, IBECA (2018). Principais temáticas de estudos/publicação: educação, inclusão, diferença, capoeira, práticas culturais afro-diaspóricas, pós-colonialismo/decolonialidade. Psicóloga pela Universidade Santa Úrsula (1985), Psicodramatista-Didata pelo Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (1997), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003), Pós-doutorado pela UFRJ/PPGBIOS (2023). https://orcid.org/0000-0001-6728-4675

Mariana Semião de Lima, Rede de educação municipal de Vinhedo - São Paulo

Doutoranda em Educação pelo grupo PHALA (Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Socioculturais), Linha 8 - Linguagem e Arte em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação (2006) na área de Educação, Sociedade, Política e Cultura e graduada em Pedagogia (2001) pela Universidade Estadual de Campinas atuando principalmente nos seguintes temas: relações raciais, racismo, Lei 10.639/03, práticas culturais afrodiaspóricas, infância. Trabalhou como formadora de educadores populares e possui experiência na área do ensino fundamental do 1o a 5o ano. Atualmente é professora da Educação Infantil na rede de educação municipal de Vinhedo- São Paulo.

References

BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. Introdução. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. Introdução. (Orgs.). Decolonialidade e pensamento

afrodiaspórico. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 9-26.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.Brasília, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 18 jan. 2021.

BRASIL. Lei no 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 18 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2013.

BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Programa Nacional de Educação em Direitos Humanos 3. Brasília, 2009.

CAPOEDUCA ITINERANTE. https://www.facebook.com/capoeducaitinerante/. Campinas, [S. d.]. Facebook: Capoeduca Itinerante. Disponível em: https://www.facebook.com/capoeducaitinerante/. Acesso em: 24 dez. 2022.

CAPOEDUCA ITINERANTE. Interfaces entre educação e patrimônio cultural imaterial. Campinas, 2018. 1 vídeo (1h 1min 43 seg). Publicado pelo canal Capoeduca Itinerante. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-2sPs7Tbp5c. Acesso

em: 24 dez. 2022.

FANON, Franz. Pele Negra, máscaras brancas. Salvador: Edufba, 2008. HADDOCK-LOBO, Rafael. Abre-caminho: assentamentos de metodologia cruzada. Rio de Janeiro: Ape’Ku, 2022. (Coleção X)

HADDOCK-LOBO, Rafael. Os fantasmas da colônia: notas de desconstrução e filosofia popular brasileira. Rio de Janeiro: Ape’Ku, 2020.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.

LARROSA, Jorge. A operação ensaio: sobre o ensaiar e ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. Educação & Realidade, v. 29, n. 1, p. 27-43, jan./jun. 2004.

LARROSA, Jorge. O ensaio e a escrita acadêmica. Educação & Realidade, v. 28, n. 2, p. 101-115, jul./dez. 2003.

LIMA, Mariana S.; LIMA, Norma Silvia T. A menina de Oyá: contribuições decoloniais e inclusivas ao ambiente escolar. Poiésis, v. 16, n. 29, p. 183-201, 2022.

LIMA, Norma Silvia Trindade. Capoeira em diáspora: capturas, insurgências e (re)existências por uma educação decolonial e inclusiva. Perspectiva, v. 39, n. 4, p. 1-17, out./dez. 2021a.

LIMA, Norma Silvia Trindade. Capoeira: interfaces na educação e cultura. In: SPIGOLON, Nima I. et al. (Orgs.). Tambores, urucuns e enxadas: práticas e saberes contribuindo para a formação humana. Ituiutaba: Barlavento, 2019. p. 248-261.

LIMA, Norma Silvia Trindade. Inclusão escolar e pertencimento, cruzos a partir da experiência: capoeira e decolonialidade. In: MANTOAN, Maria Teresa Égler; LANUTI, José Eduardo de Oliveira Evangelista (Orgs.). Todos pela inclusão escolar: dos

fundamentos às práticas. Curitiba: CRV, 2021b. p. 121-129.

LIMA, Norma Silvia Trindade. Para pensar a educação: sobre produção de subjetividades, afetos e girassóis. Série-Estudos - UCDB, n. 36, p. 177-187, jul./dez. 2013.

LIMA, Norma Silvia Trindade; MENDES, Jackeline Rodrigues; FERNANDES, Renata Sieiro. Capoeira e educação: pelo movimento, pelas narrativas e pela experiência. Educação, Ciência e Cultura, v. 25, n. 2, p. 319-334, 2020.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas noções básicas. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. (Orgs.) Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 27-53.

MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n. 94, jun. 2017.

SILVA, Vanderlete Pereira da; LIMA, Mariana Semião de; SILLER, Rosali Rauta. Mulheres manauaras, pomeranas, de comunidade de terreiro e a diversidade linguística. Debates em Educação, v. 13, n. 33, p. 58-73, 2021.

SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luis. Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.

SODRÉ, Muniz. O terreiro e a cidade: a forma social negro-brasileira. 3. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2019.

WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, reexistir e re-viver. In: CANDAU, Vera Maria. (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. p. 12-42.

Published

2023-05-03

Issue

Section

Dossiê - Infâncias, racismos e educação infantil