Um olhar... uma narração... uma conversa pelo pensamento de Walter Benjamin...

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e93297%20

Palavras-chave:

Infância, Experiência, Subjetividade, Walter Benjamin

Resumo

Este material diz respeito a uma entrevista concedida pelo Professor Doutor Alexandre Fernandez Vaz sobre a infância em Walter Benjamin (1892-1940) e a importância da experiência para a constituição da subjetividade.  Além do mais, focalizou questões sobre a infância, questões étnicas, “raciais” e o papel do adulto (professor/a da educação infantil) nessas relações, pautadas no pensamento do filósofo judeu alemão. Foi dividida em três blocos distribuídos da seguinte forma: no primeiro foram três questões; no segundo mais três e no último apenas uma questão com percepções e comentários gerais do entrevistado e do/as entrevistador/as.

Biografia do Autor

Alexandre Fernadez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Alexandre Fernandez Vaz é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1995), onde estudou com Selvino Assmann e Marli Auras, e Doutor em Ciências Humanas e Sociais (Dr. Phil.) pela Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover, Alemanha, onde estudou, entre outros, com Detlev Claussen, Andreas Trebels, Oskar Negt e Regina Becker-Schmidt. Na UFSC desde 1998, onde hoje é Professor Titular, foi Coordenador Geral de Pesquisa do Centro de Ciências da Educação e membro da Câmara de Pesquisa da instituição. É professor dos programas de Pós-graduação em Educação (do qual foi subcoordenador por um breve período em 2020 e onde hoje atua como colaborador) e Interdisciplinar em Ciências Humanas (Doutorado), e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea. É representante da UFSC no Núcleo Disciplinar de Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) ? (Portaria n 13/2019/SINTER, 19/12/2019). É bolsista de produtividade em pesquisa CNPq desde 2005, nível 1 a partir de 2014 (atualmente 1C). Foi Pesquisador Visitante (Gastwissenschaftler) na Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover, no Instituto de Sociologia (Área de Trabalho: Teoria Sociológica) e desenvolveu pesquisa pós-doutoral nos Arquivos da Academia das Artes de Berlim. Desde 2006 vem atuando como Professor Visitante na Universidad Nacional de La Plata, Argentina, na Universidad de Antioquia, na Colômbia, no Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politecnico Nacional, México, e na Universidad de La República e na ACJ, Uruguai. Tem colaborado com instituições de pesquisa como SCIELO, DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), Fundação Humboldt (Alemanha), CSIC (Comisión Sectorial de Investigación Científica Uruguay) e Secretaria de Ciencia y Tecnica (UNLP Argentina), além de CNPq, CAPES, FAPESP e outras fundações estaduais de pesquisa. É editor da Revista de Políticas Educativas (Poled), da AUGM, dos Cadernos de Formação RBCE e da Contemporânea: uma quase revista, publicação destinada ao debate crítico sobre cultura e sociedade. Foi editor-chefe da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, durante dez anos, e editor-adjunto da Extensio: revista de extensão da UFSC, durante um ano e meio. É revisor de duas dezenas de periódicos, no Brasil e no exterior, assim como componente de comitês e comissões editoriais de diversas revistas, no Brasil, Argentina, Colômbia, Espanha. Compôs a comissão de avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação interdisciplinares (Câmara 2, Humanidades), na CAPES (2017). Atua eventualmente como tradutor do Alemão, do Espanhol e do Inglês ao Português. Suas principais publicações se referem à Teoria Social Contemporânea, Estética, Sociologia da Cultura e da Política e Processos de Escolarização, com ênfase nas experiências corporais.

Julyana Sueme Winkler Oshiro Galindo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutoranda em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.  Programa de Pós Graduação em Educação.  Campo Grande-MS, Brasil.

Tânia Cristina Barreto de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professora efetiva da rede Municipal de Ensino de Campo Grande Mato Grosso do Sul, graduada em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco, especializou-se em Educação Infantil: Gestão e Prática Pedagógica, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente desempenha a função de Superintendente de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul - SUGESP/SED, atuou como Coordenadora de Lotação na Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul. Atuou como Coordenadora de Direitos Funcionais na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do sul. Atuou como Coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação do Município de Campo Grande-MS, atuou como chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação do Município de Campo Grande - MS, atuou como professora da educação infantil e ensino fundamental nas escolas da rede municipal de ensino de Campo Grande Mato Grosso do Sul, atuou como Professora Tutora a Distância do Centro de Educação a Distância da Anhanguera-UNIDERP, no Polo Matriz em Campo Grande Mato Grosso do Sul. Atuou também como Coordenadora Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Campo Grande Mato Grosso do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Cultura em Sociedade - EduForP/UFMS, liderado pelo professor Dr. Christian Muleka Mwewa, com estudos teóricos da Escola de Frankfurt, mais especificamente a Teoria Crítica da Sociedade.

Christian Muleka Mwewa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Foi investigador Visitante no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa no ano letivo (2017-2018). Realizou uma estância de curta duração na Universidad Nacional de La Plata (Argentina, 2017). Ministrou, na qualidade de professor externo, seminário temático na Universidad de la República (Uruguai, 2021 e 2022) e na Universidad Nacional de La Plata (Argentina, 2022). Realizou estudos pós-doutorais na Universidade Federal de Santa Catarina (2017- Núcleo de Estudos e Pesquisa da Educação na Pequena Infância-NUPEIN/UFSC/CNPq) e na Universidade Federal de Santa Maria (2017-2018 - Grupo de Estudos e Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação/UFSM/CNPq). Coordenador Geral do projeto contemplado no Edital Universal/CNPq 2021 (Faixa A). Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) com estágio doutoral na Université de Paris I Panthéon-Sorbonne (2008); Mestre em Formación de Profesionales de la Formación (Máster Erasmus Mundus, MUNDUSFOR, 2009) pela Universidad de Granada-Es; Universitat Rovira i Virgili-Es e Universidade do Porto-Pt; Mestre em Ciências da Educação (Educação, História e Política) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005); Graduado em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Professor com dedicação exclusiva (DE) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus Três Lagoas/CPTL/MS). Professor no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e DOUTORADO) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/FAED/Campo Grande). Ex-COORDENADOR e professor no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPTL). Líder do Grupo de Pesquisa Formação e Cultura em Sociedade - EduForP (certificado pelo CNPq). Gestor do Protocolo de Intenções no 15/2021‐UFMS, celebrado entre a UFMS e o Museu Nacional de Etnologia de Moçambique ‐ MUSET. Atualmente, supervisiona o Estágio Pós-doutoral do Prof. Titular Dr. Carlos Eduardo Fortes Gonzalez (UTFPR). Sendo assim passa a atuar na formação de quadros qualificados desde PIBIC, TCC (ambos na graduação), Mestrado, Doutorado e supervisão de Pós-doutoramento. Parecerísta ad hoc da revista Cadernos de Estudos Africanos do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IULisboa-Portugal). Avaliador ad hoc da Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII), Uruguai. Foi parecerista Ad Hoc da CAPES – Edital nº 45/2017 para a seleção do Professor Visitante no Exterior Júnior (2018). Foi parecerista Ad Hoc da CAPES - Programa PROBRAL/Edital nº 13/2018. É professor de Capoeira e outras manifestações Culturais Afro-brasileiras. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq); Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade (UFMS/CNPq). Coordenador da Coleção Cenários na editora Nova Harmonia (São Leopoldo/RS/Br). Organizador de diversos livros pela Ed. Nova Harmonia e autor do livro Cenários da Indústria cultural: corpo negro, cultura e capoeira (Ed. Nova Harmonia, 2009). Autor de diversos artigos sobre a temática da Educação, Cultura e Sociedade. Membro do comitê editorial de Periódicos QUALIS-CAPES. Tem experiência na área de Ciências Humanas (Fundamentos da Educação). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Teoria Crítica e Estudos Culturais, Relações étnico e "raciais" na infância, Educação (Formação) com interfaces com a Cultura, a Literatura, a Capoeira e outras Manifestações culturais de matriz afro-brasileira. Os seus projetos têm sido contemplados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) nos Editais Pró-eventos em duas edições de 2011; Publicações (2011); e pelo CNPq no Edital das Ciências Humanas (CNPq, 2012) e Igualdade de Gênero (CNPq, 2012).

Referências

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 9. ed. Tradução de Mauro Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2022.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, W. O anjo da história. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012, p. 7-20.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. In: BENJAMIN, Walter. Rua de mão única; Infância berlinense: 1900. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2013a, p. 7-65.

BENJAMIN, Walter. Infância berlinense: 1900. In: BENJAMIN, Walter. Rua de mão única; Infância berlinense: 1900.Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013b, p. 67-116.

SCHOLEM, Gershom. Walter Benjamin: a história de uma amizade. Tradução de Jaboc Guinsburg; Natan Norbert Zins; Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Perspectiva, 2008.

Publicado

2023-05-03