Um olhar... uma narração... uma conversa pelo pensamento de Walter Benjamin...
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e93297%20Palavras-chave:
Infância, Experiência, Subjetividade, Walter BenjaminResumo
Este material diz respeito a uma entrevista concedida pelo Professor Doutor Alexandre Fernandez Vaz sobre a infância em Walter Benjamin (1892-1940) e a importância da experiência para a constituição da subjetividade. Além do mais, focalizou questões sobre a infância, questões étnicas, “raciais” e o papel do adulto (professor/a da educação infantil) nessas relações, pautadas no pensamento do filósofo judeu alemão. Foi dividida em três blocos distribuídos da seguinte forma: no primeiro foram três questões; no segundo mais três e no último apenas uma questão com percepções e comentários gerais do entrevistado e do/as entrevistador/as.
Referências
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 9. ed. Tradução de Mauro Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2022.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, W. O anjo da história. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012, p. 7-20.
BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. In: BENJAMIN, Walter. Rua de mão única; Infância berlinense: 1900. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2013a, p. 7-65.
BENJAMIN, Walter. Infância berlinense: 1900. In: BENJAMIN, Walter. Rua de mão única; Infância berlinense: 1900.Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013b, p. 67-116.
SCHOLEM, Gershom. Walter Benjamin: a história de uma amizade. Tradução de Jaboc Guinsburg; Natan Norbert Zins; Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Perspectiva, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.