Adultilização na infância: as representações das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Maria Raquel Caetano Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. (IFSUL)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2016v18n33p83

Resumo

O artigo faz parte de uma pesquisa realizada em uma escola e busca identificar, compreender e analisar as representações das crianças que frequentam o segundo e quarto ano do ensino fundamental frente à temática “adultilização da infância” tendo em vista que se vive no século XXI, momento no qual muitas mudanças vêm ocorrendo, entre elas mudanças sociais, políticas e econômicas, que interferem diretamente no âmbito educacional e, consequentemente, na formação de alunos e professores para este século. O estudo buscou responder em sua narrativa a seguinte questão: quais são as representações das crianças no ambiente escolar frente à adultilização da infância? Para responder a esta questão foram realizados grupos focais com as crianças, no intuito de coletar dados acerca do problema pesquisado.  O estudo suscitou a compreensão de que as crianças já conseguem dizer e classificar o que é apropriado para elas e para os adultos.

Biografia do Autor

Maria Raquel Caetano, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. (IFSUL)

Professora do IFSUL-Campus Charqueadas.Dra em Educação pela UFRGS.Coordenadora do pós-graduação em Educação e Contemporaneidade.

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Publicado

2016-03-31

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