As diretrizes curriculares nacionais da educação infantil: em busca de um trabalho pedagógico com qualidade

Autores

  • Alessandra de Carvalho Faria Universidade Estadual Paulista - Araraquara
  • Maristela Angotti Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2014n30p17

Resumo

Desde quando creches e pré-escolas foram instituídas a atender educacionalmente a criança brasileira pela Constituição Federal de 1988, avanços foram tomados em se reivindicar a melhoria da Educação Infantil, como elevação da formação do profissional, repasse de verbas, construção de escolas, como também dispositivos legais foram elaborados para orientarem e definirem as práticas pedagógicas da Educação Infantil. Neste artigo pretende-se discutir sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que definem como devem ser organizadas as práticas pedagógicas, e analisar de que forma as atividades devem ser desenvolvidas nas instituições de Educação Infantil, a objetivar o desenvolvimento integral da criança em busca de um atendimento de qualidade desta etapa da educação básica.

 

Biografia do Autor

Alessandra de Carvalho Faria, Universidade Estadual Paulista - Araraquara

Mestranda em Educação Escolar pela Unesp/Araraquara e membro do GPEI grupo de pesquisa em Educação Infantil: aprendizagem e desenvolvimento profissional em contextos integrados

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Publicado

2014-08-25

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