Indicativos da produção científica para a educação dos bebês e crianças bem pequenas no contexto da educação infantil

Autores

  • Fernanda Gonçalves Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Eloisa Acires Candal Rocha Programa de Pós-Gradução em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p397

Resumo

O presente texto é resultado de uma pesquisa de mestrado, que teve como objetivo analisar os indicativos para a docência com bebês e crianças bem pequenas a partir da produção científica brasileira registrada no banco de teses e dissertações da CAPES (2008 – 2011). Realizou-se, assim, um mapeamento da produção nacional que tinham como foco de preocupação a educação das crianças de zero a três anos de idade no contexto da educação infantil, totalizando 48 trabalhos, dos quais 13 constituíram o corpus definitivo analisado. A partir do corpus, emergiram as seguintes categorias de análise: 1) Estudos sobre a especificidade docente; 2) Estudos sobre as práticas pedagógicas; 3) Estudos sobre o desenvolvimento infantil; 4) Estudos sobre a função social da creche e relações com a família. Como um dos resultados da pesquisa, e que aparece em todas as categorias, pode-se destacar a organização dos tempos e espaços como importante elemento que caracteriza a especificidade docente com essa faixa etária.

Biografia do Autor

Fernanda Gonçalves, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE-UFSC). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE-UFSC). Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Eloisa Acires Candal Rocha, Programa de Pós-Gradução em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade do Minho (UMINHO - Portugal) em 2004 e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 2011. É professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atua como colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2017-12-18