Gênero como uma dimensão de qualidade: uma análise do processo de construção dos indicadores de qualidade da educação infantil paulistana

Autores

  • Carolina Faria Alvarenga Universidade Federal de Lavras
  • Cláudia Pereira Vianna Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n37p11

Resumo

As relações de gênero ganharam visibilidade no enfrentamento das desigualdades no âmbito das políticas educacionais mais recentes. Contudo, um retrocesso em relação à agenda de gênero veta sua menção em vários documentos de políticas educacionais, como os planos de educação, e controla as práticas escolares. Contra essa tendência e permeado por tensões e contradições, tivemos no contexto da Educação Infantil na capital paulista, um movimento oposto: a inserção do gênero na construção dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana. Portanto, este artigo, parte de uma pesquisa de doutorado, baseia-se nas articulações teóricas entre Joan Scott e Norbert Elias para analisar o processo de construção dessa política pública educacional que leva para a Educação Infantil um tema polêmico, como o das relações de gênero, e supõe o exame do jogo de disputas, de poder, de tensões, concessões e desafios que configurou tal política.

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Publicado

2018-05-21