DO BRINCAR EM PORTINARI AO DIÁLOGO POSSÍVEL ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTES NA INFÂNCIA.

Autores

  • Alexandre Freitas Marchiori PMV
  • Eucymara Guimarães do Amaral Prefeitura Municipal de Vitória
  • Giovana Barbosa da Silva Prefeitura Municipal de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2009n20p47

Resumo

Este trabalho busca dar visibilidade à prática educativa desenvolvida no CMEI Denizart Santos (DS) em 2009, protagonizada pelos dinamizadores. A proposta “brincadeiras de criança em Cândido Portinari” foi aceita como possibilidade de tangenciamento das práticas e uma efetiva construção/consolidação do conhecimento por parte das crianças. Diante do ambiente de aprendizagem e o caminhar das intervenções, os espaços do CMEI exigiram adaptações na rotina e uma prática compartilhada entre os dinamizadores. As pedagogas assumem um papel fundamental na constituição desse ambiente, agindo como facilitadoras. Busca-se desenvolver uma intervenção lúdica, mas comprometida com princípios ético-profissionais sinalizados pelos documentos oficiais e autores estudiosos da infância.

Biografia do Autor

Alexandre Freitas Marchiori, PMV

Professor da Rede Municipal de Vitória desde 2007, função Dinamizador de Educação Física na Educação Infantil e atua como Professor Tutor do Curso de Educação Física PROLICEN - UFES. Especialista em Gestão Escolar pela UGF.

Eucymara Guimarães do Amaral, Prefeitura Municipal de Vitória

Professora da Rede Municipal de Vitória desde 2007, assumindo a função de Dinamizador de Artes na Educação Infantil. Especialista em Arte-educação pela UNICIDADE, Planejamento educacional pela Salgado de Oliveira.

Giovana Barbosa da Silva, Prefeitura Municipal de Vitória

Professora da Rede Municipal de Vitória desde 2006, função de Dinamizador de Educação Física na Educação Infantil e atua como Professor Tutor do Curso de Educação Física PROLICEN - UFES. Especialização em Educação Especial pela UNICIDADE.

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Publicado

2009-12-16