O teatro vai ao cinema: posição sujeito

Autores/as

  • Cássia Peres Martins Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Roselene de Fátima Coito Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2013v18n1p146

Resumen

Este trabalho tem como objetos de análise a peça teatral Os Sete Gatinhos, escrita em 1958, pelo dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, e sua adaptação para o cinema, homônima, dirigida por Neville D’ Almeida, lançada em 1980. A abordagem teórica que servirá de base para a referida análise será a da Análise do Discurso de orientação francesa, bem como demais teorias que possam contribuir, como as reflexões sobre o sujeito lacaniano de Bruce Fink (1998) e estudos sobre cinema de Ismail Xavier (2008). Fruto de uma pesquisa básica de cunho bibliográfico e interpretativo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões a respeito das posições sujeito, dedicando ainda atenção às personagens a partir da materialidade do texto teatral, observando se estas posições são deslocadas na materialidade fílmica. Verificar-se-á, além desta possibilidade de posições (do) sujeito, a inclusão ou retiradas de diálogos, os sentidos preservados, destituídos ou acrescidos, por meio de elementos que compõem o todo da produção cinematográfica, tais como músicas, cenários, figurinos, constituição da imagem por meio da movimentação da câmera (primeiros e segundos planos, focalização, etc), estratégias que visam à produção de sentidos obedecendo as tendências do cinema dos anos 70/80. Tal reflexão é feita sem deixar de considerar que a materialidade do filme é fruto de uma produção coletiva, comandada por um diretor, havendo responsáveis diferentes para fotografia, cenografia, montagem

Biografía del autor/a

Cássia Peres Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/CAPES.

Roselene de Fátima Coito, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Estudos Literários, professora do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá e da Pós-Graduação - UEM e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Publicado

2013-06-07

Cómo citar

MARTINS, Cássia Peres; COITO, Roselene de Fátima. O teatro vai ao cinema: posição sujeito. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 146–165, 2013. DOI: 10.5007/2175-7917.2013v18n1p146. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2013v18n1p146. Acesso em: 1 jun. 2024.

Número

Sección

Literatura e Cinema