Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, não está sendo avaliada para publicação por outra revista e não será submetida em outro periódico até que seja registrada a decisão final nesta submissão.

  • O arquivo para submissão do inédito está em formato Microsoft Word, usando o arquivo-modelo disponibilizado. 

  • O documento suplementar contendo as "Notas de Autoria" foi incluído no sistema em formato word, com assinatura digital dos/as autores/as envolvidos/as. 

  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar. 

  • O texto está em espaço 1,25; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final. 

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista. 

  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

A Anuário de Literatura estabelece as seguintes normas editoriais para o recebimento de originais de artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções.

São aceitas contribuições de mestres/as, doutorandos/as e doutores/as. Apenas serão aceitos inéditos de mestrandos/as sob a forma de coautoria com doutor/a, desde que a submissão seja feita por este/a.

A Revista reserva-se o direito de não aceitar para avaliação mais de um inédito por autor/a ao ano.

Aceita-se contribuições em Português, em Espanhol e em Inglês.

Como realizar cadastro na revista?

Como enviar um artigo à revista?

I - Das colaborações

  • O volume contempla as seguintes modalidades textuais:

Artigo: entre dez e vinte laudas;

Ensaio: entre dez e quinze laudas;

Resenha: entre três e cinco laudas;

Entrevista: até cinco laudas;

Tradução: até quinze laudas, além do texto original.

  1. Os textos deverão ser apresentados ou em português, ou em espanhol ou em inglês. As submissões em língua portuguesa deverão estar em conformidade com o Novo Acordo Ortográfico.

  2. As colaborações deverão ser inéditas e os/as autores/as deverão garantir que o original não foi nem será encaminhado para nenhuma outra revista ou livro enquanto estiver sob avaliação na Anuário.

  3. No caso de haver  chamadas de trabalhos para contribuição em “Seção Temática” e/ou “Dossiê”, a Revista privilegiará as submissões encaminhadas com tal propósito.
  4. A Revista privilegiará textos submetidos por autores/as que estejam regularmente matriculados em Curso de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), recém-mestres/as e/ou recém-doutores/as.

  5. As colaborações para análise deverão ser, obrigatoriamente, remetidas por meio da plataforma SEER/OJS.

  6. Quanto aos dados de autoria, ao preencher os dados de submissão, todos/as os/as autores/as e coautores/as devem informar, obrigatória e individualmente, em seus respectivos campos: seu registro no ORCID (Open Researcher and Contributor ID: https://orcid.org/), insituição à qual está vinculado/a e resumo da biografia (recomenda-se a inclusão do mesmo resumo que está no Lattes).

  7. No campo “Comentários do autor”, ao submeter o texto na Plataforma SEER/OJS, deverá constar, obrigatoriamente, o endereço do Currículo Lattes do/a autor/a e coautores/as, quando houver.

  8. As colaborações que não respeitarem este procedimento, bem como as normas que abaixo se seguem, não serão encaminhadas para análise do Conselho Consultivo.

  9. As colaborações recebidas serão submetidas à apreciação de, pelo menos, dois membros do Conselho Consultivo, permanente ou ad hoc, dentro de suas especialidades.

  10. Tanto as colaborações recusadas quanto as aceitas serão comunicadas, sob a forma de anonimato dos pares avaliadores e via e-mail, aos/às autores/as.

  11. O Conselho Consultivo da Revista e a Equipe Editorial reservam-se o direito de não comentar os motivos nos casos de recusa e de não disponibilizar os pareceres, a fim de garantir a segurança da avaliação às cegas.

  12. A Equipe Editorial reserva-se, também, o direito de devolver originais, quando necessário, para correções ou modificações de ordem temática e/ou formal.

  13. As resenhas submetidas devem versar a respeito de livros publicados recentemente. No caso de editoras nacionais, consideram-se recentes livros publicados há, no máximo, dois anos. No caso de editoras estrangeiras, livros publicados há, no máximo, três anos.

  14. O periódico preocupa-se em garantir diversidade institucional em seus números.

  15. O conselho editorial reserva-se o direito de rejeitar submissões cujos/as autores/as já tenham publicado na Anuário no número anterior ao volume vigente.

II - Dimensões do texto

Os textos a serem apresentados poderão ter a forma e dimensões que permitam ser inseridos nas seguintes seções da Anuário de Literatura:

1 – Artigo – Texto resultante de pesquisa (bibliográfica, documental, experimental...) destacando a fundamentação teórico-metodológica, procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados - máximo 20 laudas.

2 – Ensaio – Texto que expõe as ideias e pontos de vista do/a autor/a sobre determinado tema, buscando originalidade no enfoque, sem, contudo, explorar o tema de forma exaustiva – entre 10 e 15 laudas.

3 – Resenha – Texto que apresente uma apreciação crítica de livros publicados nos últimos dois anos, no caso de publicações nacionais, e de três anos no caso de publicações estrangeiras. O autor da resenha deve desenvolver uma apreciação crítica, ressaltando pontos fortes e fracos, a contribuição para o campo do conhecimento no qual a obra se situa – máximo 05 laudas.

4 – Entrevista – Texto que transcreva uma entrevista sobre tema de interesse dos estudos literários – máximo 05 laudas.

5 – Tradução – Traduções integrais ou fragmentos de textos literários e/ou teóricos, desde que tenham autorização do/a autor/a, da editora, quando for o caso, e/ou estejam em domínio público. Os originais deverão acompanhar as traduções.

III - Aspectos formais

  1. Toda submissão deverá ser realizada a partir do arquivo-modelo.

  2. Os textos em língua espanhola, inglesa ou portuguesa deverão ser redigidos conforme normas de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR6022/2018.

  3. Poderão estar formatados em .doc ou .docx.

  4. Os textos deverão ser digitados com a seguinte configuração:

  • Margens superior, direita e esquerda: 2 cm; Margem inferior: 3 cm;

  • Formato de papel: A4;

  • Fonte: Arial, corpo 12, sem espaçamento entre linhas;

  • Espaçamento entre linhas: 1,25 cm; 

  • Alinhamento: justificado;

  • Parágrafo: recuo da primeira linha de 1 cm 

     5. A apresentação dos artigos deverá obedecer a seguinte ordem, fazendo uso do arquivo-modelo:

Elementos pré-textuais:

  • Título em maiúsculas, alinhado à esquerda, em negrito, fonte Arial black, corpo 16;

  • Título em inglês em negrito, alinhado à esquerda, fonte Arial, corpo 12

  • Espaço simples interlinear, corpo 12, entre o título e resumo;

  • Resumo no idioma do documento (português, espanhol ou inglês), corpo 11, de 150 a 350 palavras, espaçamento entre linhas simples e palavras-chave (entre três e cinco) separadas por ponto.

  • Incluir título, resumo e palavras-chave em língua inglesa, impreterivelmente. Caso o documento tenha sido redigido em inglês, este campo deverá estar, obrigatoriamente, ou em português ou em espanhol.

Elementos textuais:

  • Constituído em partes, preferencialmente, de introdução, desenvolvimento e considerações finais. Os subtítulos devem respeitar  Maiúsculas e Minúsculas, sem recuo, sem numeração, em negrito.

  • Tabelas, gráficos, imagens e figuras deverão estar acompanhados de legenda (com indicação de fonte, obrigatoriamente) e de cabeçalho explicativo. As imagens e figuras devem constar em referência à parte, no final do texto, após as Referências, em “Créditos das imagens”. Utilizar para a indicação da fonte (autoria) e conteúdo das figuras e tabelas, legendas, fonte Arial, tamanho 11

  • Todas as citações devem ser seguidas de indicações bibliográficas, entre parênteses, contendo sobrenome do/a autor/a, ano de publicação e página/s do texto citado, conforme o exemplo: (CAMPOS, 2001, p. 35-36).

– Citações indiretas – Apresentam as ideias do autor, sem propriamente transcrever suas próprias palavras [as do autor].

– Citações diretas curtas (de até três linhas) – Inseridas no texto, entre aspas duplas, sem itálico.

– Citações diretas longas (mais de três linhas) – Recuo de 4 cm, fonte Arial, corpo 11, espaçamento simples, sem espaço entre corpo do texto e citação longa.

  • As citações em língua estrangeira devem ser seguidas das respectivas traduções indicadas nas notas de rodapé.

  • Usar itálico apenas para palavras e expressões estrangeiras e títulos de livros e periódicos. Já os títulos de capítulos, seções e itens ficam entre aspas duplas.

– Notas de rodapé deverão estar ao final de cada página; o uso de notas, citações, gráficos, tabelas, figuras, quadros, fotografias, entre outros, deverão ser limitados ao mínimo indispensável; fonte Arial, corpo 11, espaçamento simples, alinhamento  justificado.

Elementos pós-textuais:

  • Referências – conforme NBR 6023/2018. Apenas as referências efetivamente citadas direta ou indiretamente deverão ser incluídas.

  • A partir do volume 24.1 (2019) a Revista Anuário de Literatura passa a exigir a inclusão das “Notas de autoria”, arquivo que deverá ser anexado como Documento Suplementar no momento da submissão do original. A publicação do texto fica condicionada a cumprir e preencher todos os campos necessários para garantir a transparência das informações, assim como incluir a assinatura digitalizada de todos/as os/as autores/as envilvidos/as na submissão.

Informações Importantes

  • Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons –  Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

  • Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Representações da velhice na literatura e outras artes

O ainda atual cenário da pandemia de Covid-19 põe em cena a realidade da velhice no Brasil e no mundo. A idade, por si só, não é um problema social, mas este momento trouxe questões como as precárias e quase inexistentes políticas destinadas à saúde e ao bem viver da população idosa, que refletem o preconceito, o abandono e a invisibilidade com que o grupo é tratado, especialmente quando governantes propõem o que chamam de isolamento compulsório e vertical. Nesse cenário, a convivência com filhos, netos, bisnetos, parentes, vizinhos e mesmo pacientes idosos ocasionou uma oportunidade de encontros e reencontros (por vezes, à distância) permeados de escuta, atenção, cuidados, afetos e enfrentamentos. A velhice tem vontade e desejos.
Queremos ressignificar esse momento a partir de laços e gestos de humanidade, buscando representações da velhice nas artes como forma de contribuir para o nosso tempo e também para um futuro inclusivo que está, hoje, em construção. Nesta seção serão aceitos trabalhos que se proponham a promover discussões acerca das representações da velhice na literatura e em outras artes: no cinema, no teatro, nas canções, na dança, na pintura, na fotografia, tanto no âmbito autoral quanto no quadro de personagens, nas mais diversas relações com o tema: linguagem, erotismo, sexualidades, corpo, voz, morte, memória.
Submissões até 30 de outubro de 2020.
Previsão de publicação em 2021.

Artigos

Aceita-se originais sob a forma de artigo inédito resultante de pesquisa (bibliográfica, documental, experimental...) destacando a fundamentação teórico-metodológica, procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados em Literatura e Teoria Literária.

Entrevistas

Aceita-se originais sob forma de entrevista inédita, que esteja editada em formato compatível com sua publicação, de maneira a transcrever uma entrevista sobre tema de interesse dos estudos literários.

Ensaios

Aceita-se originais sob forma de ensaio, em Literatura e Teoria Literária resultantes de pesquisa científica, que expõe as ideias e pontos de vista do/a autor/a sobre determinado tema, buscando originalidade no enfoque, sem, contudo, explorar o tema de forma exaustiva.

Resenhas

Aceita-se original sob forma de resenha e que apresente uma apreciação crítica de livros publicados nos últimos dois anos, no caso de publicações nacionais, e de três anos no caso de publicações estrangeiras voltadas àLiteratura e Teoria Literária. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.