Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Anuário de Literatura?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO – REVISTA ANUÁRIO DE LITERATURA

 

Anuário de Literatura estabelece as seguintes normas editoriais para o recebimento de originais de artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções.

São aceitas contribuições de mestres/as, doutorandos/as e doutores/as. Apenas serão aceitos inéditos de mestrandos/as sob a forma de coautoria com doutor/a, desde que a submissão seja feita por este/a.

A Revista reserva-se o direito de não aceitar para avaliação mais de um inédito por autor/a ao ano.

Aceita-se contribuições em Português, em Espanhol e em Inglês.

 

I - Das colaborações:

  • O volume contempla as seguintes modalidades textuais:

Artigo: entre dez e vinte laudas;

Ensaio: entre dez e quinze laudas;

Resenha: entre duas e quatro laudas;

Entrevista: até quatro laudas;

Tradução: até quinze laudas, além do texto original.

  1. Os textos deverão ser apresentados em língua portuguesa e estar em conformidade com o Novo Acordo Ortográfico.
  2. As colaborações deverão ser inéditas.
  3. A colaboração de autor docente, com titulação de doutor, deverá ser realizada através da seção “Pesquisadores docentes”, salvo quando se tratar de contribuição para “Seção Temática” ou “Dossiê” referente à chamada de trabalhos.
  4. A Revista privilegiará as submissões referentes às chamadas de trabalhos para contribuição em “Seção Temática” e/ou “Dossiê”.
  5. A Revista privilegiará textos submetidos por autores que estejam regularmente matriculados em Curso de Pós-Graduação (mestrandos e doutorandos), recém-mestres e/ou recém-doutores.
  6. As colaborações para análise deverão ser, obrigatoriamente, remetidas por meio da plataforma SEER.
  7. No campo “Comentários do autor”, ao submeter o texto na Plataforma SEER, deverá constar o endereço do Currículo Lattes.
  8. As colaborações que não respeitarem este procedimento, bem como as normas que abaixo se seguem, não serão submetidas para análise do Conselho Consultivo.
  9. As colaborações recebidas serão submetidas à apreciação de, pelo menos, dois membros do Conselho Consultivo, dentro de suas especialidades.
  10. Tanto as colaborações recusadas quanto as aceitas serão comunicadas, sob a forma de anonimato dos pares avaliadores e via email, aos autores.
  11. O Conselho Consultivo da Revista e a Equipe Editorial reservam-se o direito de não comentar os motivos nos casos de recusa.
  12. A Equipe Editorial reserva-se, também, o direito de devolver originais, quando necessário, para correções ou modificações de ordem temática e/ou formal.
  13. As resenhas submetidas devem versar a respeito de livros publicados recentemente. No caso de editoras nacionais, consideram-se recentes livros publicados há, no máximo, dois anos. No caso de editoras estrangeiras, livros publicados há, no máximo, três anos.
  14. O periódico preocupa-se em garantir diversidade institucional em seus números.

O conselho editorial reserva-se o direito de rejeitar submissões cujos autores já tenham publicado na Anuário no número anterior à chamada vigente.

 

II - Dimensões do texto

Os textos a serem apresentados poderão ter a forma e dimensões que permitam ser inseridos nas seguintes seções da Anuário de Literatura:

a - Artigo - Texto resultante de pesquisa (bibliográfica, documental, experimental...) destacando a fundamentação teórico-metodológica, procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados - máximo 20 laudas.

b - Resenha - Texto que apresente uma apreciação crítica de livros publicados nos últimos dois anos, no caso de publicações nacionais, e de três anos no caso de publicações estrangeiras. O autor da resenha deve desenvolver uma apreciação crítica, ressaltando pontos fortes e fracos, a contribuição para o campo do conhecimento no qual a obra se situa - máximo 04 laudas.

c - Entrevista - Texto que transcreva uma entrevista sobre tema de interesse dos estudos literários - máximo 04 laudas.

d - Tradução – Traduções integrais ou fragmentos de textos literários e teóricos, desde que tenham autorização do autor e/ou estejam em domínio público. Os originais deverão acompanhar as traduções.

 

III - Aspectos formais:

  1. Os textos em língua portuguesa deverão ser redigidos conforme normas de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR6022 de maio de 2003.
  2. Poderão estar formatados em .doc ou .docx.
  3. Os textos deverão ser digitados com a seguinte configuração:
  • Margens superior e esquerda: 3 cm; Margens inferior e direita: 2 cm;
  • Formato de papel: A4;
  • Fonte: Times New Roman, corpo 12;
  • Espaço 1,5 cm;
  • Alinhamento justificado;
  • Parágrafo: 1,5 cm
  1. A apresentação dos artigos deverá obedecer a seguinte ordem:

Elementos pré-textuais:

  • Título centralizado em negrito, fonte Calibri, corpo 24;
  • Espaço simples interlinear, corpo 12, entre o título e autor;
  • Nome do autor centralizado, em itálico, fonte Calibri, corpo 20;
  • Nome por extenso da instituição, centralizado sem destaque, fonte Calibri, corpo 14;
  • Espaço simples interlinear, corpo 12, entre o instituição e resumo;
  • Resumo do texto de 150 a 350 palavras e palavras-chave (máximo cinco), separadas por ponto.

Elementos textuais:

  • Constituído em partes, preferencialmente, de introdução, desenvolvimento e conclusão. Os subtítulos devem respeitar  Maiúsculas e Minúsculas, sem recuo, sem numeração, em negrito.
  • Tabelas, gráficos, imagens e figuras deverão estar companhados de legenda ou cabeçalho explicativo. As imagens e figuras devem contar em referência à parte, no final do texto, após as Referências, em “Créditos das imagens”.
  • Citações deverão ser indicadas no texto, informando o sobrenome do(s) autor(es) mencionados, na sequência (Autor, ano, página), quando fizerem parte do texto, e (AUTOR, ano, página), quando recuadas. As citações poderão ser:

- Citações indiretas – Apresentam as ideias do autor, sem propriamente transcrever suas próprias palavras [as do autor].

- Citações diretas curtas (de até três linhas) – Inseridas no texto, entre aspas duplas, sem itálico.

- Citações diretas longas (mais de três linhas) – Recuo de 4 cm, fonte Times New Roman, corpo 10, espaçamento simples, espaço entre corpo do texto e citação longa um enter, seguindo a formatação da citação.

- Notas de rodapé deverão estar ao final de cada página; o uso de notas, citações, gráficos, tabelas, figuras, quadros, fotografias, entre outros, deverão ser limitados ao mínimo indispensável.

  • Incluir, após o texto, caso necessário, o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) que de alguma maneira auxiliou/auxiliaram seja na coleta de dados, nas ilustrações, ou mesmo na utilização de laboratórios mencionando “AGRADECIMENTOS” antes das Referências.
  • Os originais deverão estar paginados no rodapé, à direita.

Elementos pós-textuais:

  • Referências – conforme NBR 6023.
  • Título, resumo e palavras-chave em língua inglesa, impreterivelmente.

 

Informações Importantes

  • Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
 

Declaração de Direito Autoral

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

 

This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party. Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.