Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
A contribuição é original e inédita, não está sendo avaliada para publicação por outra revista e não será submetida em outro periódico até que seja registrada a decisão final nesta submissão.
-
O arquivo para submissão do inédito está em formato Microsoft Word, usando o arquivo-modelo disponibilizado.
-
O documento suplementar contendo as "Notas de Autoria" foi incluído no sistema em formato word, com assinatura digital dos/as autores/as envolvidos/as.
-
Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
-
O texto está em espaço 1,25; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
-
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
-
A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
Artigos
Aceita-se originais sob a forma de artigo inédito resultante de pesquisa (bibliográfica, documental, experimental...) destacando a fundamentação teórico-metodológica, procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados em Literatura e Teoria Literária.
Entrevistas
Aceita-se originais sob forma de entrevista inédita, que esteja editada em formato compatível com sua publicação, de maneira a transcrever uma entrevista sobre tema de interesse dos estudos literários.
Resenhas
Aceita-se original sob forma de resenha e que apresente uma apreciação crítica de livros publicados nos últimos dois anos, no caso de publicações nacionais, e de três anos no caso de publicações estrangeiras voltadas àLiteratura e Teoria Literária.
Ensaios
Aceita-se originais sob forma de ensaio, em Literatura e Teoria Literária resultantes de pesquisa científica, que expõe as ideias e pontos de vista do/a autor/a sobre determinado tema, buscando originalidade no enfoque, sem, contudo, explorar o tema de forma exaustiva.
Dossiê Da literatura hegemônica às contranarrativas: representações das masculinidades negras na literatura brasileira
Quando nos deparamos com os estudos relacionados às masculinidades, passamos a compreender, de forma sistêmica, que elas são diversas. Robert W. Connell e James W. Messerschmidt no texto Masculinidade hegemônica: repensando o conceito (2013), por exemplo, apontam que existem as masculinidades hegemônicas e as marginalizadas.
Monica Conrado e Alan Augusto Moraes Ribeiro em Homem Negro, Negro Homem: masculinidades e feminismo negro em debate (2017), ao discutirem sobre essa dicotomia, com base nos estudiosos supracitados, asseguram que na masculinidade hegemônica as principais características que se evidenciam são: ser branco, heterossexual, rico e ocidental. Já as marginalizadas são constituídas por sujeitos identificáveis como negros, gays, pobres, não brancos e transgêneros.
Neste contexto de estudo, interessam-nos as masculinidades marginalizadas, sobretudo, os homens negros, pois entendemos que eles, como concluiu Franz Fanon em Peles negras e máscaras brancas (2008), não são homens, na realidade, são homens negros. Desse modo, o aspecto racial sempre é uma interdição. A priori, mencionamos tal aspecto. Contudo, dada a perspectiva interseccional proposta por kimberlé Crenshaw (2002; 2004), devemos ter consciência de que há outros marcadores sociais que os impedem de viver a “plenitude” da masculinidade hegemônica.
Após este preâmbulo, salientamos que o nosso objetivo é reunir estudos que abordem as representações das masculinidades negras na produção literária brasileira em diferentes gêneros literários. Interessam-nos estudos que versam sobre: (1) a construção e manutenção dos estereótipos dos homens negros na literatura compreendida como hegemônica; (2) a humanização dos homens negros na literatura afro-brasileira e, por conseguinte, o rompimento com os estereótipos atribuídos a eles; e (3) as representações dos homens negros para além da cisheteronormatividade, entre outros temas que dialogam com a proposta do dossiê.
Orienta-se a adoção de uma perspectiva interseccional que considere a inter-relação entre raça, classe, identidade de gênero, sexualidade e outros marcadores sociais, visto que eles são relevantes para pensar as masculinidades negras e, por conseguinte, o lugar conferido a tais sujeitos na literatura brasileira.
As normas para submissão, foco, escopo e demais orientações estão disponíveis em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/index. Apenas serão avaliadas submissões que contemplem todos os requisitos de envio de originais.
Organização do dossiê
Celiomar Porfírio Ramos (PUC-GO)
https://orcid.org/0000-0001-5039-0893
Antonio Donizeti da Cruz (Unioeste/PUC-GO/Pq 2 - CNPq)
https://orcid.org/0000-0002-4672-7542
Marinei Almeida (UNEMAT/UFMT)
https://orcid.org/0000-0001-7255-3956
Paulo Petronilio Correia (UnB)
Declaração de Direito Autoral
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.