Apontamentos
- Não há apontamentos.
Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153
Está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Tatiane Estácio de Paula
Instituto Federal Catarinense - Campus avançado Sombrio-SC
Brasil
Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Paraná (2015), possui Licenciatura em Química pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (2012). Tem experiência na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva no Ensino de Química, Materiais Alternativos para o Ensino de Química, Experimentação no Ensino de Química, Formação Professores de química para Inclusão de Alunos com Deficiência Visual. Atualmente é professora de Química do Instituto Federal Catarinense, Campus Avançado Sombrio (2016). ORCID iD: 0000-0002-9337-8293.
Orliney Maciel Guimarães
Universidade Federal do Paraná
Brasil
Doutora em Ciências pela USP/São Carlos (1997), mestre em Ciências pela USP/FFCLRP de Ribeirão Preto (1991), possui Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1988). Atualmente é professora Titular do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná, onde atua desde 1992. Foi coordenadora do Curso de Graduação em Química da UFPR de 2014-2017. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR onde atuou de 2010 a 2016, orientando 13 dissertações de mestrado. Atualmente é professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR (mestrado e doutorado) na Linha de Pesquisa: Cultura, Escola e Ensino e coordenadora do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) na UFPR. Coordena o Núcleo de Educação em Química da UFPR desde 2000, foi Tutora do Grupo PET-Química (2008-2014). Atua na área de Ensino de Química com interesse nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, currículo e avaliação, experimentação no ensino de ciências e Ensino de Ciências para Deficientes Visuais. ORCID iD: 0000-0003-4762-4884.
Camila Silveira da Silva
Universidade Federal do Paraná
Brasil
Licenciada em Química pelo Instituto de Química da Unesp de Araraquara. Mestre e Doutora em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e de Química, trabalhando com os seguintes temas: Museus de Ciências, Formação de Professores, Relação Ciência e Arte e Materiais Didáticos. Professora Adjunta no Departamento de Química, da Universidade Federal do Paraná. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática e do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional da UFPR. Professora Coordenadora do PIBID-Química UFPR. ORCID iD: 0000-0002-6261-1662.
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.
Está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.