Formação de professores de química no contexto da educação inclusiva

Autores

  • Tatiane Estácio de Paula Instituto Federal Catarinense - Campus avançado Sombrio-SC
  • Orliney Maciel Guimarães Universidade Federal do Paraná
  • Camila Silveira da Silva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p3

Resumo

O presente trabalho discute sobre a formação de professores de Química no contexto da educação inclusiva. As fontes de informação compõem-se do levantamento das produções nacionais contemplando: periódicos, eventos nacionais de Ensino de Química e de Ensino de Ciências e dissertações e teses dos programas de pós-graduação em nível nacional. Além da realização de entrevistas semiestruturadas com três pesquisadores da área de Educação em Ciências do Brasil, que têm produções voltadas para a Educação Inclusiva. A análise dos dados foi realizada com base na metodologia de Análise Textual Discursiva. Constatamos que o processo formativo docente demanda orientações sobre o respeito à diversidade, na avaliação e na metodologia, bem como conhecimentos sobre as categorias de deficiência para propor adaptações com intuito de atender a diversidade de alunos presentes nas instituições escolares.

Biografia do Autor

Tatiane Estácio de Paula, Instituto Federal Catarinense - Campus avançado Sombrio-SC

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Paraná (2015), possui Licenciatura em Química pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (2012). Tem experiência na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva no Ensino de Química, Materiais Alternativos para o Ensino de Química, Experimentação no Ensino de Química, Formação Professores de química para Inclusão de Alunos com Deficiência Visual. Atualmente é professora de Química do Instituto Federal Catarinense, Campus Avançado Sombrio (2016). ORCID iD: 0000-0002-9337-8293.

Orliney Maciel Guimarães, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Ciências pela USP/São Carlos (1997), mestre em Ciências pela USP/FFCLRP de Ribeirão Preto (1991), possui Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1988). Atualmente é professora Titular do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná, onde atua desde 1992. Foi coordenadora do Curso de Graduação em Química da UFPR de 2014-2017. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR onde atuou de 2010 a 2016, orientando 13 dissertações de mestrado. Atualmente é professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR (mestrado e doutorado) na Linha de Pesquisa: Cultura, Escola e Ensino e coordenadora do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) na UFPR. Coordena o Núcleo de Educação em Química da UFPR desde 2000, foi Tutora do Grupo PET-Química (2008-2014). Atua na área de Ensino de Química com interesse nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, currículo e avaliação, experimentação no ensino de ciências e Ensino de Ciências para Deficientes Visuais. ORCID iD: 0000-0003-4762-4884.

 

Camila Silveira da Silva, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Química pelo Instituto de Química da Unesp de Araraquara. Mestre e Doutora em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e de Química, trabalhando com os seguintes temas: Museus de Ciências, Formação de Professores, Relação Ciência e Arte e Materiais Didáticos. Professora Adjunta no Departamento de Química, da Universidade Federal do Paraná. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática e do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional da UFPR. Professora Coordenadora do PIBID-Química UFPR. ORCID iD: 0000-0002-6261-1662.  

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Publicado

2018-05-21

Edição

Seção

Artigos