Formação de professores de química no contexto da educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p3Resumo
O presente trabalho discute sobre a formação de professores de Química no contexto da educação inclusiva. As fontes de informação compõem-se do levantamento das produções nacionais contemplando: periódicos, eventos nacionais de Ensino de Química e de Ensino de Ciências e dissertações e teses dos programas de pós-graduação em nível nacional. Além da realização de entrevistas semiestruturadas com três pesquisadores da área de Educação em Ciências do Brasil, que têm produções voltadas para a Educação Inclusiva. A análise dos dados foi realizada com base na metodologia de Análise Textual Discursiva. Constatamos que o processo formativo docente demanda orientações sobre o respeito à diversidade, na avaliação e na metodologia, bem como conhecimentos sobre as categorias de deficiência para propor adaptações com intuito de atender a diversidade de alunos presentes nas instituições escolares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.