Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Periodicidade
Indexadores
Gerenciamento e financiamento
Declaração de Privacidade
Políticas editoriais
Processo de avaliação pelos pares
Ética e boas práticas para publicação
Taxa de processamento de artigos
Direitos autorais e licenciamento
Preservação digital
Política de acesso aberto
Atual
Anteriores
Submissões
Notícias
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 18 (2025)
v. 18 (2025)
Publicado:
2025-02-20
Editorial
Editorial
Fábio Peres Gonçalves
PDF/A
Artigos
Didática mediada do contexto (DiMeCo): uma proposta de ampliação do modelo didático inerente à teoria a matemática no contexto das ciências
Barbara Lutaif Bianchini, Gabriel Loureiro de Lima, Juliana Martins Philot, Eloiza Gomes
1-37
PDF/A
PDF/A (English)
PDF/A (Español (España))
Como estamos pesquisando? Aspectos metodológicos de estudos na interface entre Educação e Tecnologias
Alessandra Rodrigues, Mikael Frank Rezende Junior, Juliana Maria Sampaio Furlani, Márcia de Souza Luz Freitas
1-26
PDF/A
PDF/A (Español (España))
PDF/A (English)
Tendências dos livros didáticos brasileiros de ciências da natureza do ensino fundamental (PNLD 2020) sobre as mudanças climáticas: um olhar à luz da justiça climática
Larissa Huguenin, Rosane Moreira Silva de Meirelles
1-33
PDF/A
PDF/A (English)
Mapeamento de estudos sobre a formação inicial de professores de ciências e matemática no contexto da pandemia
Sidilene Aquino de Farias, Marcel Bruno Pereira Braga, Wilmo Ernesto Francisco Junior
1-35
PDF/A
Recursos semióticos mobilizados para o raciocínio abdutivo em uma atividade de modelagem matemática
Tatiane Cristine Pessoa, Karina Alessandra Pessoa da Silva
1-29
PDF/A
O uso dos jogos digitais no ensino e a produção de conhecimento matemático
Charlene Onhas Galo, Alana Nunes Pereira
1-31
PDF/A
Avaliação crítica da abordagem paleontológica em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental
Clarice Assumpção da Costa, Luísa Andrade Mendes, Danilo Souza Ferreira de Araujo , Diogo de Mayrinck, Paulo Marques Machado Brito
1-24
PDF/A
As docências em matemática no ensino remoto emergencial
Fernanda Longo, Fernanda Wanderer
1-26
PDF/A
O desenvolvimento do raciocínio matemático por estudantes do 5° ano do ensino fundamental
Adan Santos Martens, Leandro Quirino dos Anjos, Marcos Gabriel Buzatto Moreira Bueno, Eliane Maria de Oliveira Araman, André Luis Trevisan
1-29
PDF/A
Habilidades de visualização de estudantes em contexto de educação científica fundamentada em modelagem
Leandro Oliveira, Helen Bicalho, Rosária Justi
1-28
PDF/A
Ubiratan D’Ambrosio: do cálculo das variações às variações curriculares
Wagner Rodrigues Valente
1-21
PDF/A
Etnomatemática e propostas de ensino: análise a partir de uma revisão sistemática da literatura
Scheila da Rosa Rocha Serafim, Isabel Cristina Machado de Lara
1-32
PDF/A
Da situação-limite agrotóxicos ao inédito viável agroecologia: sinalizações de caminhos para a educação do campo
Sandra Mara Mezalira, José Vicente Lima Robaina, Décio Auler
1-34
PDF/A
Inclusão na sala de aula regular: o que dizem os professores de ciências e biologia da rede pública do estado do Rio de Janeiro?
Kemily Toledo-Quiroga, Clayton Torres Felizardo, Ingrid Carla Aldicéia Oliveira do Nascimento
1-25
PDF/A
Um olhar sobre o sistema de avaliação externa da rede municipal de Canoas
Rosana Soares Pinheiro, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
1-28
PDF/A
Modelagem matemática nos anos iniciais na perspectiva histórico-cultural
Margareth Ferreira Miyake, Amauri Jersi Ceolim, Alessandra Augusta da Silva
1-26
PDF/A
PDF/A (English)
A calculadora e os objetos de conhecimento matemático: uma revisão de literatura
Catia Piano, Renata Camacho Bezerra, Richael Silva Caetano
1-35
PDF/A
Identificação das causas raízes da ansiedade matemática e possíveis intervenções a partir de uma revisão exploratória
Joanderson de Almeida Reis, Francisca Helena de Oliveira Holanda, Maria Cleide da Silva Barroso, Lucelindo Dias Ferreira Junior
1-39
PDF/A ES (Español (España))
PDF/A POR
Classificações de elementos químicos no século XIX: um resgate histórico-epistemológico na busca por uma correlação entre o peso atômico dos elementos e suas propriedades físico-químicas
Cristina Spolti Lorenzetti, Anabel Cardoso Raicik
1-36
PDF/A
Análise comparativa: a abordagem da história da ciência nas habilidades da BNCC e no livro didático de ciências da natureza do ensino fundamental
Angélica Maria de Gasperi, Rúbia Emmel
1-29
PDF/A
PDF/A (English)
Problemas pedagógicos e filosóficos da formação científica e tecnológica em Álvaro Vieira Pinto
Anderson dos Santos de Oliveira, Samuell de Queiroz Vilas Boas Santos, Marcos Antonio Pinto Ribeiro
1-23
PDF/A
Representações sobre identidade e currículo na formação inicial de docentes de física: reflexões e diálogos
Itana da Purificação Costa, Suiane Ewerling da Rosa
1-31
PDF/A
Gênero, corpo e sexualidade: análise de um projeto de ensino a partir da pedagogia histórico-crítica e da educação CTS
Priscila Franco Binatto, Patrícia Fernandes Lootens Machado
1-34
PDF/A
PDF/A (English)
Construção e crítica de afirmações de conhecimento em uma atividade de argumentação dialética envolvendo o tema mudanças climáticas
Lívia Cristina dos Santos Silva , Marcia Gorette Lima da Silva
1-28
PDF/A
Modelagem matemática e suas concepções: traçando conexões, estabelecendo características
Francimar Gomes de Oliveira Júnior, Claudia Carreira da Rosa
1-21
PDF/A
Estudo e pesquisa remoto: o caso do pensamento transnumerativo
Wilson Monteiro de Albuquerque Maranhão, José Carlos de Souza Pereira, José Messildo Viana Nunes
1-31
PDF/A
A construção do discurso expositivo para a divulgação da ciência no Centro de Pesquisa de Quelônios da Amazônia (CEQUA), em Manaus/AM
Saulo Cézar Seiffert Santos, Juliana de Oliveira Pinheiro
1-43
PDF/A
Caminhos para decolonizar a educação científica: decolonizar as relações CTS
Maria Fernanda Lopes de Freitas, Patrícia Barbosa Pereira , Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira
1-25
PDF/A
Interações discursivas de futuros professores sobre a estrutura algébrica de grupos: um olhar para a matemática escolar
Vania Batista Flose Jardim, Alessandro Jacques Ribeiro , Marcia Aguiar
1-31
PDF/A
PDF/A (English)
Ensino de limite de funções de uma variável real: uma revisão sistemática de literatura explorando dificuldades, desafios e a implementação de tarefas
Daniele dos Santos Silva, Tania Cristina Rocha Silva Gusmão, Galvina Maria de Souza , Elias Santiago de Assis
1-36
PDF/A
PDF/A (English)
Literatura, arte e ciência
Cosmogonía
PDF/A (Español (España))
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Português (Brasil)