Sobre a Revista
Foco e Escopo
A revista Alexandria é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Seu objetivo principal é a divulgação de trabalhos de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática.
A revista aceita artigos originais, direcionados para o desenvolvimento da cidadania e para a teoria e prática que caracterizam o ensino das ciências. Isso inclui todos os níveis e fases da educação, tanto formal como não-formal, bem como a formação inicial e continuada de professores.
Alexandria é um periódico revisado por pares, registrado sob o ISSN 1982-5153, publicado exclusivamente na modalidade online, e com acesso aberto e gratuito ao texto completo, de modo a permitir a divulgação rápida e ampla do conhecimento produzido.
Histórico do periódico
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. O primeiro número da revista foi lançado em 2008.
A revista teve como primeiro Editor-Chefe o Professor Arden Zylbersztajn que atuou nesta função até meados de 2014. Também no mesmo período em que atuou o Prof. Arden, o periódico teve em sua equipe editorial a Professora Nadir Ferrari, na qualidade de Editora-Adjunta. Na avaliação do Qualis Capes de 2014 a Alexandria recebeu o estrato B1 na área de Ensino e em 2016 passou para estrato A2.
Com relação a periodicidade, a revista Alexandria até 2010 foi quadrimestral (três números por ano) e desde 2011, tornou-se semestral (dois números por ano) com publicação nos meses de maio e novembro. A partir de 2024 a revista adotou a modalidade de publicação em fluxo contínuo.
A imagem da capa é um desenho do pintor, poeta e contista Rodrigo de Haro, que gentilmente autorizou a sua utilização. Inspirado no quadro Santa Catarina de Alexandria, pintado em 1598 por Caravaggio, o desenho foi publicado no livro Mistérios de Santa Catarina (Athanor, Florianópolis, 1992).
Estatísticas e Métricas
Awstats - janeiro - junho 2017
Metabase - Estatísticas Counter e Google Analytics 2017