Sobre a Revista

Foco e Escopo

ALEXANDRIA é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Seu objetivo principal é a divulgação de trabalhos de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática.  A revista aceita artigos originais, direcionados para o desenvolvimento da cidadania e para a teoria e prática que caracterizam o ensino das ciências. Isso inclui todos os níveis e fases da educação, tanto formal como não-formal, bem como a formação inicial e continuada de professores.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos são inicialmente avaliados pela equipe editorial, de modo a identificar se o trabalho está de acordo com o escopo da revista e as orientações em Diretrizes para  Autores, bem como se é apropriado para publicação em Alexandria. Além disso, os artigos são revisados em um software para identificação de plágio. Os trabalhos reprovados na avaliação editorial não são encaminhados aos pareceristas.

Após a avaliação editorial, os artigos passam por um processo de arbitragem por dois pareceristas e, se necessário, três. A revista conta com a colaboração de avaliadores externos.

Os artigos são avaliados por meio de formulário próprio. Segundo as diretrizes para avaliação, os trabalhos devem: a) conter uma argumentação clara e embasada, e mostrar uma ligação próxima entre os objetivos declarados do trabalho; a revisão de literatura; a pesquisa realizada; e as implicações derivadas para a prática;b) tratar do tema de tal modo que um avanço definido no conhecimento seja demonstrado; c) incluir uma revisão crítica da literatura relevante ;d)demonstrar, se for o caso, que investigações empíricas tenham sido conduzidas de forma tecnicamente competente; e) incluir uma avaliação crítica das conclusões; f) discutir, sempre que possível, as implicações da pesquisa apresentada para a prática da educação científica e tecnológica.

Após o recebimento dos pareceres, os autores devem retornar o artigo no prazo estipulado com as alterações, se for o caso. Uma justificativa circunstanciada deverá ser apresentada no caso do não atendimento de  sugestões. Após a aceitação para publicação, a versão final é solicitada de acordo com templete da revista. Quaisquer erros encontrados após a correção das provas serão de responsabilidade dos autores.

É garantido o anonimato aos autores e pareceristas.

Periodicidade

Semestral (com números nos meses de maio e novembro)

Frequentemente publica uma edição especial por ano.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

É permitida a reprodução dos artigos publicados para finalidades de ensino e pesquisa.

 

 

Estatísticas e Métricas de Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia

Awstats - janeiro - junho 2017

Google Acadêmico - Artigos mais citados

Metabase - Estatísticas Counter e Google Analytics 2017

Ética e boas práticas para a pesquisa e a publicação

Política antiplágio: antes da avaliação pelos árbitros, os artigos são examinados com o auxílio de um software pela equipe editorial para a identificação de plágio e/ou autoplágio. Caso seja identificado plágio e/ou autoplágio o manuscrito é rejeitado.

 

Trabalhos publicados previamente em evento: a equipe editorial recomenda informar no momento da submissão, se for o caso, que uma versão preliminar do artigo já foi previamente publicada em anais de evento ou se foi aprovada para publicação em anais de evento. A Alexandria aceita somente versões consideravelmente ampliadas e revisadas em que se julga ter novidades que justificariam a avaliação pelos árbitros.

 

Recomendações de leitura para autores e pareceristas, visando a integridade da atividade científica e publicações:

 

- Diretrizes básicas para a integridade na atividade científica: http://cnpq.br/diretrizes

- Committee on Publication Ethics (COPE): https://publicationethics.org/

Taxas para submissão e publicação de textos

A Alexandria não cobra taxas de submissão e processamento de artigos (APCs)

Sponsors

 

Fontes de Apoio

 

  • Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC

Histórico do periódico

ALEXANDRIA: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. O primeiro número da revista foi lançado em 2008. A revista teve como primeiro Editor-Chefe o Professor Arden Zylbersztajn que atuou nesta função até meados de 2014. Também no mesmo período em que atuou o Prof. Arden, o periódico teve em sua equipe editorial a Professora Nadir Ferrari, na qualidade de Editora-Adjunta. Na avaliação do Qualis Capes de 2014 a Alexandria recebeu o estrato B1 na área de Ensino e em 2016 passou para estrato A2. 

Com relação a periodicidade ALEXANDRIA até 2010 foi quadrimestral (três números por ano) e desde 2011, tornou-se semestral (dois números por ano) com publicação nos meses de maio e novembro. Frequentemente é publicado uma edição especial.