Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • As instruções disponíveis nas diretrizes para autores foram seguidas.
  • Todos os autores participaram do trabalho, em parte ou na íntegra.
  • O texto é original e inédito e não está sendo avaliado para publicação por outra revista. O manuscrito também não será enviado para outro periódico enquanto estiver em avaliação na revista Alexandria.
  • O texto está no template da revista e segue todas as indicações do mesmo.
  • O template "notas da obra" está devidamente preenchido com a assinatura digitalizada de todos os autores do manuscrito.
  • Os autores reconhecem que na sua obra não há plágios, fabricação de pesquisa, nem falsificação ou manipulação de dados.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo, do texto e da opção propriedades no Word (ou no software utilizado), garantindo desta forma o critério de sigilo da revista para adequação a revisão por pares.

Diretrizes para Autores

Os artigos submetidos à Alexandria devem ser inéditos e não poderão ser e/ou estar submetidos a nenhuma outra revista durante o processo editorial. Os autores devem garantir que o artigo se enquadra no foco e escopo da revista e que tomaram conhecimento das políticas de avaliação pelos pares e de ética e boas práticas para publicação.

Os artigos serão publicados em português, espanhol ou inglês, com resumos em português e inglês.

Após o aceite de artigos em língua portuguesa, a revista convida a autoria a traduzir texto para língua inglesa e/ou língua espanhola, sendo os custos de tradução de responsabilidade da própria autoria. A versão traduzida do artigo só será publicada mediante declaração de revisor ou tradutor profissional.  Autores não nativos em língua inglesa ou espanhola precisarão submeter declaração de revisor ou tradutor profissional, quando já submeterem original em língua inglesa ou espanhola.

Um mesmo autor somente pode ter no máximo dois artigos publicados por ano na Alexandria. Esta regra é aplicável independentemente da posição do indivíduo na autoria dos artigos.

Sobre a submissão

Todos os arquivos devem ser submetidos através da plataforma da revista: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/about/submissions

Os autores devem preencher as informações no sistema da revista zelando pela completude dos dados.

Todos os autores devem informar o número do registro ORCID. Caso não possua o cadastro, deve fazê-lo gratuitamente no site https://orcid.org/  antes de iniciar a submissão.

No momento da submissão, devem ser encaminhados os seguintes documentos:

  • O manuscrito a ser avaliado, no formato .docx, formatado de acordo com as diretrizes para autores aqui descritas e seguindo o template da revista, sem identificação de autoria no corpo do texto e nas propriedades do arquivo. [obrigatório]
  • O arquivo de notas da obra preenchido e assinado por todos os autores (assinatura escaneada ou eletrônica). Deve ser submetida a parte do artigo no sistema. [obrigatório]
  • Conjuntos de dados, caso se aplique, podem ser enviados como documentos suplementares no sistema. [opcional]
  • Permissões para uso de qualquer material protegido por direitos autorais, como ilustrações, gráficos, traduções e/ou qualquer outras fontes, com autorização emitida pelo proprietário dos direitos ou publisher. [quando aplicável]

Preparação do manuscrito

Os originais devem ser submetidos em formato .docx, usando fonte Arial tamanho 12, e espaço entrelinhas 1,5. O limite é de 10.000 palavras, incluindo figuras, tabelas e referências. Devem conter ainda os resumos do trabalho em português e inglês, com no máximo 150 palavras, bem como até cinco palavras-chave alusivas à temática do trabalho, em português e em inglês. No caso de artigos provenientes do exterior, a assistência para a elaboração do resumo em português poderá ser fornecida pelos editores.

As páginas deverão ser numeradas no rodapé centralizado. No corpo do texto os autores devem eliminar marcas que conduzam à sua identificação, enquanto o trabalho estiver em avaliação.

As citações e referências devem obedecer a normalização da American Psychology Association (APA), 7ª edição. Artigos submetidos com normas ABNT serão rejeitados.

Todas as obras citadas devem ser referenciadas e todas as obras constantes na lista de referências devem estar citadas no corpo do texto, indicando a correta correspondência entre as partes.

Citações no corpo do texto

O padrão empregado pelas normas da APA é o autor-data, incluindo o sobrenome do autor e a data de publicação no corpo do texto, com identificação da página quando aplicável. Não utilize a indicação de fontes em notas de rodapé ou notas de fim.

As normas da APA não preveem a utilização dos termos apud, op. cit, id., ibid., e outros, por isso não devem constar nos artigos.

Exemplos:

Um autor: Netto (2001) ou (Netto, 2001). Dois autores: Motta-Júnior e Lombardi (2002) ou (Motta-Júnior & Lombardi, 2002). Três ou mais autores: Villani et al. (2001) ou (Villani et al. 2001).   Se duas citações forem iguais quando abreviadas com et al, cite os sobrenomes dos primeiros autores e de tantos outros que forem necessários para distinguir de outras obras utilizadas. O et al. não deve estar em itálico. Para leis e decretos: Lei 10.639 (2003) ou (Lei 10.639, 2003). Documentos oficiais: MEC (2012) ou (MEC, 2012).

Quando houver mais de uma obra de mesma autoria e mesmo ano, acrescentar letras minúsculas, conforme o exemplo: (Davidson, 2000a, 2000b). Quando houver mais de uma citação dentro de um mesmo parêntese, estas devem ser colocadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor (ordem da lista de referências) e devem ser separadas entre si por ponto e vírgula: (De Toni et al., 2000; Girard, 1984; Grovum, 1988; Steindel et al., 1993). Para autores com o mesmo sobrenome: (P. Freire, 1996; C. Freire, 1996).

Citações indiretas não precisam indicar as páginas consultadas. Por exemplo: De acordo com Moraes (2007), nossas observações são orientadas pelos conhecimentos que já possuímos.

Citações diretas com menos de 40 palavras devem estar inseridas normalmente no texto entre aspas duplas. Quando as citações diretas tiverem 40 palavras ou mais, devem ser destacadas do texto com recuo de 1,25 cm da margem esquerda (no mesmo lugar onde começa um parágrafo) e sem aspas.  A citação direta deve apresentar a página de onde a informações foi retirada. Exemplo: (Moraes, 2007, p. 197). Caso o trecho original estiver em mais de uma página: (Freire, 1996, pp. 87-88).

Evite a utilização de citação de citação. Caso seja imprescindível, siga o exemplo: “(Freire, 1996, conforme citado em Delizoicov, 2020, p. 102)”.

Apenas fontes que aparecem citadas no texto devem constar na lista de referências.

Lista de referências

Inclua na lista de referências apenas os trabalhos citados no corpo do texto.

A lista de referências deve ser apresentada no final do artigo em espaçamento 1,5, com 1,25cm de deslocamento a partir da segunda linha de cada referência, e organizada em ordem alfabética pelo sobrenome do autor de acordo com as normas da APA. Não utilizar et al., listar todos os autores.

Quando a fonte citada possuir DOI (Digital Object Identifier), o mesmo deve ser informado na referência.

Exemplos:

Artigos em periódicos

 Boruchovitch, E., & Mednick, B. (2000) Causal attributions in Brazilian children’s reasoning about health and illness. Revista de Saúde Pública, 34(5), 484-489. https://doi.org/10.1590/S0034-89102000000500008

Mcdermott, L. C. (2000). Bridging the gap between teaching and learning: the role of physics education research in the preparation of teachers and majors. Investigações em Ensino de Ciências, 5(3), 157-170.  http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID62/v5_n3_a2000.pdf

 Teses e dissertações

Ricardo, E. C. (2005) Competências, interdisciplinaridade e contextualização: dos parâmetros curriculares nacionais a uma compreensão para o ensino das ciências. [Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina]. https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/102668/222646.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Trabalhos em eventos

 Delizoicov, N. C., Slongo, I. P., & Hoffmann, M. B. (7–10 de novembro, 2011). História e Filosofia da Ciência e Formação de Professores: a proposição dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas do sul do Brasil. X Congresso Nacional de Educação e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação, Curitiba, Paraná, Brasil.

 Livros

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.

Bachelard, G. (1996). A formação do espírito científico: Contribuição para uma psicanálise do conhecimento (E. S. Abreu, Trad.). Contraponto. (quando for imprescindível indicar o tradutor)

Capítulos de livros

Klein, J. T. (2001). Ensino interdisciplinar: didática e teoria. In I. C. A. Fazenda (Eds.), Didática e interdisciplinaridade (pp. 109-132). Papirus.

Outros modelos de citações e referências podem ser consultados no Manual de Publicação da APA (7ª edição) e no APA Style Blog.

Tabelas e figuras

Utilize tabelas para representar informações numéricas ou textuais e figuras para ilustrações, gráficos, fotografias ou outros elementos visuais. Não deve ser utilizado outro tipo de nomenclatura que não seja tabela e figura.

As tabelas e figuras devem ser inseridas no corpo do texto, alinhadas a margem esquerda, no melhor local após o final do parágrafo em que foram mencionadas pela primeira vez. Elas devem ser numeradas com algarismos arábicos de acordo com sua sequência no texto.  No caso de um apêndice com figuras ou tabelas, incluir letras maiúsculas e algarismos arábicos (por exemplo, Tabela A1).

A identificação deve aparecer na parte superior e notas, se houver, na parte inferior. Em caso de tabelas e figuras extraídas de outros documentos, inserir a fonte na parte inferior junto a área de notas.

Deve-se incluir uma linha em branco entre o número (Tabela 1 ou Figura 1) e o título.

Os títulos devem ser breves e autoexplicativos, com letras iniciais maiúsculas e em itálico, posicionados abaixo da palavra tabela ou figura, conforme template da revista. Não utilizar bordas verticais e ao redor de cada célula.

As tabelas devem estar editáveis no arquivo do artigo. No caso das figuras, independentemente do programa utilizado para produzi-las, o formato de saída deve ser de alta qualidade e com resolução que permita a clara identificação das informações.

Visando a acessibilidade para pessoas cegas e com baixa visão, a revista Alexandria salienta que as figuras e tabelas precisam de contexto para que os softwares ledores possam repassar o conteúdo para o leitor. Assim, para que o seu texto seja acessível para todas as pessoas, use esses recursos somente se forem estritamente necessários. No caso de figuras, forneça uma descrição detalhada da imagem utilizando o recurso de texto alternativo do Microsoft Word ou a inserindo abaixo dela de forma textual.

Para detalhes adicionais sobre como elaborar tabelas e figuras, inserir unidades de medidas, informações textuais, entre outros, os autores devem consultar o Manual de Publicações da APA (7ª edição).

 Notas explicativas

 As notas devem ser evitadas e usadas somente quando estritamente necessário, de forma sucinta. Devem ser apresentadas utilizando o recurso de nota de rodapé e numeradas sequencialmente.

Artigos

Os artigos originais, que podem ser teóricos, aplicados, empíricos, ou de revisão, devem atender aos critérios de qualidade acadêmica para a pesquisa educacional.

Política de Privacidade

Os dados pessoais informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros, seguindo o que estabelece a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), respeitando o disposto no Art. 3° e Art. 23°.