Processo de avaliação pelos pares

 

A revista Alexandria adota em seu processo editorial a avaliação duplo-cego anônima (double-blindpeer review).

Os artigos enviados são inicialmente pré-avaliados pela equipe editorial na etapa de desk review, momento em que é observada a originalidade, contribuição, pertinência, vigência temática, estrutura geral, cumprimento das políticas editoriais e das diretrizes para autores e é realizada a verificação de similaridade de texto (plágio). A não adequação a algum desses critérios resulta na rejeição e arquivamento do artigo. O tempo médio para essa primeira decisão é de aproximadamente 30 dias.

Se obtiver uma avaliação positiva na etapa anterior, o artigo será encaminhado para dois pareceristas externos à revista Alexandria com título de doutor e experiência na temática do texto apresentado. Caso haja divergência nas avaliações, um terceiro avaliador será designado e assim sucessivamente até que haja um parecer final. Autores que já publicaram na revista poderão ser convidados a realizar o parecer.

Os artigos são avaliados por meio de formulário próprio da revista. Segundo as diretrizes para avaliação, os trabalhos devem:

  1. conter uma argumentação clara e embasada, e mostrar uma ligação próxima entre os objetivos declarados do trabalho; a revisão de literatura; a pesquisa realizada; e as implicações derivadas para a prática;
  2. tratar do tema de tal modo que um avanço definido no conhecimento seja demonstrado;
  3. incluir uma revisão crítica da literatura relevante;
  4. demonstrar, se for o caso, que investigações empíricas tenham sido conduzidas de forma tecnicamente competente;
  5. incluir uma avaliação crítica das conclusões;
  6. discutir, sempre que possível, as implicações da pesquisa apresentada para a prática da educação científica e tecnológica.

O editor responsável pelo processo de avaliação notificará o autor da “aceitação sem alterações”, “correções obrigatórias” (com ou sem nova rodada de análise de pareceristas) ou “rejeição” e arquivamento do artigo.

Nos casos de “correções obrigatórias”, o autor terá um prazo de 30 dias para encaminhar à Alexandria o artigo revisto e a carta resposta comentando as alterações feitas. Uma justificativa circunstanciada deverá ser apresentada no caso do não atendimento das sugestões. O editor responsável pelo processo de avaliação encaminhará para os avaliadores, quando pertinente, a nova versão do manuscrito e o documento com os comentários e/ou justificativas, a fim de verificar se o texto revisado atendeu ou não às exigências e informar se o artigo pode ser aceito, rejeitado ou ainda precisa de modificações.

No caso de a avaliação final do manuscrito ser “rejeitado”, o autor será notificado sobre o motivo da recusa e o manuscrito arquivado.

Após a aceitação para publicação, será solicitada a versão final de acordo com o template da revista. Quaisquer erros encontrados após a leitura de provas serão de responsabilidade dos autores.

A revista poderá rejeitar artigos que tenham um conteúdo similar (plágio) com outras obras em qualquer parte do processo editorial em que se identifique.