Formation of teachers of chemistry in the context of inclusive education

Authors

  • Tatiane Estácio de Paula Instituto Federal Catarinense - Campus avançado Sombrio-SC
  • Orliney Maciel Guimarães Universidade Federal do Paraná
  • Camila Silveira da Silva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p3

Abstract

The present work discusses the educational needs of teachers of Chemistry in the context of inclusion of students with visual impairment. The sources of information are comprised of the survey of national productions including: periodicals, national events of Teaching Chemistry and Science Teaching and the dissertations and theses of graduate programs at the national level. In addition to conducting semi-structured interviews with three researchers in the area of Science Education in Brazil, which has productions focused on Inclusive Education. Data analysis was performed based on Discursive Textual Analysis methodology. We found that the teacher training process demands guidelines on respect for diversity, assessment and methodology, as well as knowledge about disability categories to propose adaptations in order to meet the diversity of students present in school institutions

Author Biographies

Tatiane Estácio de Paula, Instituto Federal Catarinense - Campus avançado Sombrio-SC

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Paraná (2015), possui Licenciatura em Química pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (2012). Tem experiência na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva no Ensino de Química, Materiais Alternativos para o Ensino de Química, Experimentação no Ensino de Química, Formação Professores de química para Inclusão de Alunos com Deficiência Visual. Atualmente é professora de Química do Instituto Federal Catarinense, Campus Avançado Sombrio (2016). ORCID iD: 0000-0002-9337-8293.

Orliney Maciel Guimarães, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Ciências pela USP/São Carlos (1997), mestre em Ciências pela USP/FFCLRP de Ribeirão Preto (1991), possui Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1988). Atualmente é professora Titular do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná, onde atua desde 1992. Foi coordenadora do Curso de Graduação em Química da UFPR de 2014-2017. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR onde atuou de 2010 a 2016, orientando 13 dissertações de mestrado. Atualmente é professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR (mestrado e doutorado) na Linha de Pesquisa: Cultura, Escola e Ensino e coordenadora do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) na UFPR. Coordena o Núcleo de Educação em Química da UFPR desde 2000, foi Tutora do Grupo PET-Química (2008-2014). Atua na área de Ensino de Química com interesse nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, currículo e avaliação, experimentação no ensino de ciências e Ensino de Ciências para Deficientes Visuais. ORCID iD: 0000-0003-4762-4884.

 

Camila Silveira da Silva, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Química pelo Instituto de Química da Unesp de Araraquara. Mestre e Doutora em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e de Química, trabalhando com os seguintes temas: Museus de Ciências, Formação de Professores, Relação Ciência e Arte e Materiais Didáticos. Professora Adjunta no Departamento de Química, da Universidade Federal do Paraná. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática e do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional da UFPR. Professora Coordenadora do PIBID-Química UFPR. ORCID iD: 0000-0002-6261-1662.  

Published

2018-05-21

Issue

Section

Artigos