A cidadania na proposta educacional de qualidade: a avaliação da Responsabilidade Social como forma de mediação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8951.2008v9n95p23Resumo
A modernidade expressa na “fluidez”, no “risco” e na “desregulamentação” provoca transformações que atingem o sistema educacional de forma estrutural e valorativa. No turbilhão de mudanças, as questões voltam-se à gênese: que sociedade queremos? E que alunos devemos formar? No caso das Instituições de Ensino Superior (IES), esses questionamentos consubstanciam a reavaliação das práticas por meio de medidas do Estado e, de forma indissociável, por meio do princípio da autonomia das instituições. O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) institui um processo avaliativo sistêmico e dialógico, que tem o propósito de fomentar e disseminar uma cultura voltada para a qualidade nas instituições de ensino público e privado, a partir de referenciais “universais” e “particulares”. Pragmaticamente, distingue dez “dimensões” como foco observacional, entre elas, o objeto deste estudo: a dimensão de Responsabilidade Social. Esta sinaliza um “novo contrato social” entre a sociedade e as IES, que deve ser avaliado pelos impactos que gera: impacto do funcionamento organizacional (gestão); impacto educativo (ensino); Impacto da produção do saber (pesquisa); impacto social (extensão). O “princípio responsabilidade” atende a questionamentos: por quê, perante quem e de que modo somos responsáveis? Os deveres e direitos são constitutivos desse princípio, que se formalizam na concepção de “cidadania”. Nesse percurso, apresenta-se o objetivo desta pesquisa, que consiste em avaliar a responsabilidade social do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC) como mediação para a educação de qualidade e cidadania. Vale destacar que o CESUSC origina-se de uma proposta diferenciada, calcada nos preceitos dos Direitos Humanos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
.