<b>Cultura Organizacional e Irresponsabilidade Social: Documentários Cinematográficos</b><br>

Autores

  • Sérgio Luís Boeira UNIVALI
  • Yeda Maria Pereira Pavão Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão
  • Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Dênio Murilo de Aguiar UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2010v11n98p292

Resumo

Nos últimos anos um fenômeno cinematográfico tem marcado a indústria do management e a opinião pública mundial: é um conjunto de documentários, que revela o lado sombrio e frequentemente corrupto, sarcástico, prepotente, manipulador e explorador das grandes corporações. É o avesso da responsabilidade social corporativa. O objetivo desse estudo é compreender os aspectos culturais e teórico-paradigmáticos das organizações por intermédio da análise comparativa de quatro documentários reconhecidos por sua qualidade cinematográfica. Os filmes foram selecionados também pelo critério cronológico e histórico, ou seja, de 2004 a 2007, período que antecedeu a maior crise financeira e de credibilidade dos mercados em nível mundial. Em segundo plano, foi feita uma crítica das três teorias dominantes sobre cultura organizacional – abordagem da integração, da diferenciação e da fragmentação –, tomando-se como referência o paradigma da complexidade. A análise comparativa procurou mostrar aspectos convergentes e algumas diferenças entre os filmes, o que caracteriza o referido fenômeno.

Biografia do Autor

Sérgio Luís Boeira, UNIVALI

Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2000). Professor e pesquisador na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), no PPGA e PMGPP desde 1996.

Yeda Maria Pereira Pavão, Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC).

Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC)

Dênio Murilo de Aguiar, UNIVALI

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). E-mail: denio.Murilo.01@terra.com.br

Downloads

Publicado

2010-05-24

Edição

Seção

Artigos