<b>Sobre a noção de Paradigma e seu uso nas ciências humanas</b><br>

Autores

  • José D'Assunção Barros Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2010v11n98p426

Resumo

Este artigo busca discutir as possibilidades de aplicação, para as Ciências Humanas, do conceito de “paradigma”. São discutidas, em um primeiro momento, as clássicas definições e abordagens propostas por Thomas Kuhn no ensaio A Estrutura das Revoluções Científicas (1962). Em um segundo momento, é discutida a necessidade de adaptações do conceito no âmbito das Ciências Humanas, considerando que ciências como a História, a Sociologia, a Antropologia e a Geografia são multiparadigmáticas. A articulação entre os conceitos de “Matriz Disciplinar” e “Paradigmas” pode ser apresentada como uma alternativa teórica interessante. O exemplo da História é trazido para ilustrar uma situação que pode ser estendidas às outras ciências humanas

Biografia do Autor

José D'Assunção Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

José D’Assunção Barros é Historiador e Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (Brasil). Atua como professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil), onde desenvolve pesquisas na área de História Cultural. No Ensino de História, tem se especializado nas áreas de Metodologia, Teoria e Historiografia, História Cultural, História Política, História Cultural e História da Arte, e tem escrito livros e artigos relacionados a estes campos. Entre suas obras mais recentes destacam-se os livros O Campo da História (Petrópolis: Vozes, 2004), O Projeto de Pesquisa em História (Petrópolis: Vozes, 2005), Cidade e História (Petrópolis: Vozes, 2007) e A Construção Social da Cor (Petrópolis: Vozes, 2007). Publicou cerca de cem artigos em periódicos acadêmicos de Universidades e Institutos de Pesquisa no Brasil e em Portugal, inclusive nas revistas Análise Social, Cultura – Revista de Teoria e História das Idéias, Revista Portuguesa de Humanidades, Ler História, Revista Lusíada, e um artigo na revista canadense Portugueese Studies Review. O currículo completo pode ser examinado em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4775874Y6&tipo=completo

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Publicado

2010-05-24

Edição

Seção

Artigos