Memória e liminaridade entre discursos biográficos da História, do Jornalismo e da Literatura

Autores

  • Juracy Ignes Assmann Saraiva
  • Claudia Schemes
  • Denise Castilhos de Araujo Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2011v12n100p126

Resumo

O artigo enfatiza a importância da memória na constituição das identidades e, para tanto, visualiza sua manifestação em discursos biográficos da História, do Jornalismo e da Literatura. Por meio de uma análise interdisciplinar, expõe concepções que orientaram a valorização da biografia nesses campos das Ciências Humanas e estabelece aproximações e distanciamentos entre eles, enfocando, particularmente, a relação entre ficção e realidade. A opção pelo biografismo justifica-se pela relevância que esse gênero textual assume na reconstrução de realidades e na preservação da memória e por provocar reflexões sobre os limites entre a narrativa histórica, jornalística e literária.

Biografia do Autor

Juracy Ignes Assmann Saraiva

Pós-doutora em Teoria Literária, Doutora em Letras, professora do curso de Letras e do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais e pesquisadora do grupo de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

Claudia Schemes

Doutora em História, professora dos cursos de História e Moda e do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais e pesquisadora do grupo de pesquisa Cultura e Memória da Comunidade da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

Denise Castilhos de Araujo, Universidade Feevale

Doutora em Comunicação Social pela PUCRS. Mestre em Semiótica pela Unisinos/RS. Pesquisadora do Grupo de Estudos Memória e Cultura da Comunidade da Universidade Feevale. Professora do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais, e dos cursos de Comunicação Social e Design, (Novo Hamburgo/RS)

Downloads

Publicado

2011-07-26

Edição

Seção

Artigos