O Consumidor Fluido

Autores

  • Christiane Ogg Costa Universidade Tecnologica do Parana

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2011v12n100p36

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as mudanças na cultura de consumo, considerando a pluralidade e a variabilidade de características, necessidades e anseios dos indivíduos e grupos sociais que marcam o cenário atual. Considerando a importância e a responsabilidade do design na construção da cultura material, através da (de)codificação de artefatos pretende-se avançar na compreensão da importância do reconhecimento das limitações impostas pela fragmentação de códigos culturais que geram incertezas, mas também oportunidades para projetos compartilhados, propondo novas formas de comunicação entre o designer e o consumidor.

Biografia do Autor

Christiane Ogg Costa, Universidade Tecnologica do Parana

Professora efetiva da Universidade Tecnológica do Paraná, no curso de Design. Nascida em Curitiba, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1984. Especialização em Marketing pela F.A.E. em 1985, em Design de Embalagens na U.F.P.R. em 1994, e Mestrado em Inovação tecnológica pelo CEFET - PR, 2002. Trabalhou na Duomo de 1988 a 1994, participando de projetos de equipamentos para automação bancária, quiosques, mobiliário para agências bancárias, equipamentos para postos de gasolina e equipamentos de segurança, entre outros .Trabalhou na RWS Design de 1995 a 1996 como coordenadora de design em projetos para equipamentos automotivos, equipamentos para panificação, fashion design, embalagens para perfumaria, produtos de higiene entre outros.Em 1998 iniciou a Ogg Design,atuando no desenvolvimentos de produtos, consultoria e gestão de design. Na UTFPR leciona as disciplinas de Projeto de produto e Modelos e protótipos, orienta trabalhos de graduação e desenvolve pesquisa.

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Publicado

2011-07-26

Edição

Seção

Artigos