Quatro pontos para reflexão sobre a iniciação científica

Autores

  • Luciana Karine de Souza Curso de Mestrado Interdisciplinar em Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2011v12n101p219

Resumo

Universidades e agências de fomento à pesquisa investem em bolsas de Iniciação Científica (IC) anualmente, fornecendo oportunidades para pesquisadores juniors e seniors selecionarem estudantes para a atividade remunerada em IC. A IC é uma atividade importante para a formação do estudante universitário, com reflexos construtivos para seu futuro profissional. Ao mesmo tempo, o pesquisador recebe auxílio para o andamento de suas pesquisas e, em início de carreira, está se preparando para futuras orientações em pós-graduação. O presente texto apresenta, com base nas leituras realizadas, em experiências e observações livres ou relatos informais, quatro pontos para reflexão com respeito à IC. Sem pretender esgotar a discussão, o objetivo com este relato é compartilhar as considerações elaboradas e incentivar aqueles graduandos que tiverem interesse em se envolver na atividade de IC e aos recém-doutores para que abriguem alunos nesta atividade importante à formação profissional, seja ela na pesquisa ou na prática.

Biografia do Autor

Luciana Karine de Souza, Curso de Mestrado Interdisciplinar em Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais.

Docente e pesquisadora em desenvolvimento social e da personalidade no Depto. de Psicologia e no Mestrado Interdisciplinar em Lazer da UFMG.

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Publicado

2011-12-20

Edição

Seção

Ensaios