Anormais na obra fotográfica de Diane Arbus

Autores

  • Daniela Szwertszarf

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2012v13n103p32

Resumo

Investigação sobre a relação entre a iconografia teratológica e a fotografia artística através da análise da obra fotográfica de Diane Arbus (1923-1971). Seu olhar inovador aborda questões relevantes sobre os novos sentidos do anormal. Nos anos 60, a redefinição dos conceitos de norma e desvio faz o monstro passar da ordem do outro para a ordem do idêntico. As produções teóricas de Michel Foucault, Jean-Jacques Courtine, Erving Goffman e Ieda Tucherman oferecem as ferramentas necessárias para a discussão sobre a obra de Diane Arbus na sua relação com o universo teratológico.

Biografia do Autor

Daniela Szwertszarf

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). É mestre (2011) em Comunicação Social, pelo Programa de Pós-Graduação da UFRJ, na linha de Tecnologias da Comunicação e Estéticas.

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Publicado

2012-12-27

Edição

Seção

Artigos