O processo de transnacionalização do judaísmo ortodoxo: um olhar antropológico sobre a expansão do movimento Chabad-Lubavitch

Autores

  • Marta Topel USP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2012v13n103p79

Resumo

No texto são analisados diferentes fenômenos que têm produzido transformações nas características no judaísmo ortodoxo, principalmente no movimento Chabad. Trata-se do processo de transnacionalização do Chabad em particular e do judaísmo de modo geral, do aumento exponencial das comunidades ortodoxas e das tentativas de reterritorialização da diáspora judaica com o decorrente deslocamento de Jerusalém como axis mundi.

Biografia do Autor

Marta Topel, USP

Possui graduação em Facultad de Sociología - Universidad de Buenos Aires (1985), mestrado em Sociologia e Antropologia Social - The Hebrew University Of Jerusalem (1990) , doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e pós-doutorado - The Hebrew University in Jerusalem (2004-5).Atualmente é ms-5 da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Cultura Judaica, atuando principalmente nos seguintes temas: judaísmo, antropologia, religião, identidade étnica e etnicidade.

Downloads

Publicado

2012-12-27

Edição

Seção

Artigos