Conhecer para proteger: culturas e salvaguarda do patrimônio arquitetônico em duas capitais lusófonas

Autores

  • Rodrigo Cit Ramos Lopes Departamento de Polícia Federal
  • Letícia Dias Fantinel Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2013v14n105p139

Resumo

O artigo se propõe a identificar e analisar questões envolvidas na salvaguarda do patrimônio arquitetônico nas cidades de Salvador e Lisboa, através das influências das dimensões arquitetônica e legislativa. Para isso, fizemos uso de revisão bibliográfica e documental que, examinadas através de análise de conteúdo, evidenciou semelhanças e diferenças nos contextos estudados. Os resultados apontam para similaridades entre arquiteturas e legislações de proteção, com divergências pouco significativas. No entanto, percebemos discrepância entre os instrumentos de proteção e os recursos humanos e materiais empreendidos na salvaguarda dos bens protegidos. Tais características, somadas a outros elementos, evidenciam uma maior preocupação lisboeta com o patrimônio se comparado a Salvador, indicando diferentes relações da população com seus espaços urbanos e sua história. Abre-se, assim, um campo de discussões sobre patrimônio, necessariamente interdisciplinar, já que os aspectos envolvidos passam pela questão legal, mas também pela história e contexto cultural do patrimônio e da própria cidade.

Biografia do Autor

Rodrigo Cit Ramos Lopes, Departamento de Polícia Federal

Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Humanidades (Bacharelado Interdisciplinar) pela Universidade Federal da Bahia. Perito Criminal Federal no Departamento de Polícia Federal.

Letícia Dias Fantinel, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia, com estágio-sanduíche na Universidade Paris IX, mestre e bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta no departamento de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Downloads

Publicado

2013-10-09

Edição

Seção

Artigos