Amor, consumo e sexualidade: o que as mulheres querem?

Autores

  • Túlio Cunha Rossi Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2014v15n106p59

Resumo

Apresenta-se uma análise interpretativa da produção cinematográfica “Do que as mulheres gostam”, tendo por base a metodologia de análise fílmica em sociologia, proposta por Pierre Sorlin (1982), tomando o filme como uma construção de sentidos que evoca discursos e signos, mais ou menos reconhecidos do meio social, tanto de produção quanto de público pretendido. A partir disso, objetiva-se problematizar a construção e reprodução de estereótipos de gênero, explorando possíveis relações entre consumo, sexualidade e imagens, tanto do masculino quanto do feminino. Realiza-se, por fim, uma análise de duplo enfoque a partir da narrativa fílmica, discutindo-se os elementos socioculturais presentes dentro do filme e como estes expressam questões mais amplas, entrelaçando a construção social da realidade à construção cinematográfica de valores, signos e relações entre sexos.

Biografia do Autor

Túlio Cunha Rossi, Universidade Federal da Paraíba

Pós doutorando em Sociologia no Projeto Sem Reservas, na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Túlio Rossi é doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP (2013) e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Tem interesse e atua nos seguintes temas: gênero, sexualidade, sociologia das emoções, sociologia do cinema, juventude e cultura.

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Publicado

2014-07-22

Edição

Seção

Artigos