Avaliação do impacto da industrialização no aumento de acidentes de trabalho no Brasil (2002 – 2012)

Autores

  • Diego Freitas Rodrigues Pesquisador Associado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e Professor do Programa de Pós Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes - UNIT.
  • Samara Lysiane Wanderley de Melo Centro Universitário Tiradentes
  • Pallony Moraes da Silva Guedes Centro Universitário Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2015v16n108p26

Resumo

Qual o impacto na saúde do trabalhador brasileiro causado pela industrialização? Para responder a pergunta utilizamos os indicadores de segurança do trabalhador e de saúde do trabalhador, ambos elaborados pelas autoras, e o índice de complexidade econômica pertinente ao indicador de industrialização. Para cumprir com o objetivo e verificar o problema supracitado descrevemos as duas dimensões em termo de Brasil e comparando cada unidade federativa no período compreendido entre 2002 e 2012. Trabalhamos com a hipótese de que o aumento no número de casos de acidentes de trabalho está diretamente influenciado pela crescente industrialização do país. Foi utilizada metodologia quantitativa, com técnica de estatística descritiva e inferencial, com dados coletados em bases como DataPrev, DataInfo e Ipea. Os resultados apontam a associação entre o número de acidentes de trabalho com a industrialização, mostrando um impacto diluído nos estados da federação, diretamente relacionado ao grau de maior ou menor industrialização. 

Biografia do Autor

Diego Freitas Rodrigues, Pesquisador Associado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e Professor do Programa de Pós Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes - UNIT.

Doutor em Ciência Política, Pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e Professor do Programa de Pós Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes (UNIT). 

Samara Lysiane Wanderley de Melo, Centro Universitário Tiradentes

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Tiradentes.

Pallony Moraes da Silva Guedes, Centro Universitário Tiradentes

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Tiradentes.

Downloads

Publicado

2016-09-21