Trabalho e educação: relações a partir do informacionalismo e do construtivismo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8951.2015v16n108p97Resumo
O presente artigo analisa a relação entre trabalho e educação, considerando os reflexos dos interesses capitalistas nas práticas educativas, a partir da sociedade industrial. Neste contexto, as demandas das organizações industriais, visando atender a lógica de acumulação do capital, afetaram a formação dos indivíduos através de uma educação de cunho positivista e pragmática. No entanto, a constituição de uma nova economia informacional e a emergência de uma sociedade com características discordantes da sociedade industrial, potencializadas pelo uso das tecnologias da informação e comunicação, contribuíram para a manifestação e para a expressão dos interesses do cidadão, ainda que seus interesses não estivessem sob a lógica do capital. Mesmo sendo uma sociedade capitalista, a sociedade informacional, constituiu características que ampliaram as capacidades de comunicação, interação e relação entre os indivíduos, construindo relacionamentos em rede e possibilitando a emergência da subjetividade.
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