O comportamento de compra dos consumidores de alimentos orgânicos: um estudo exploratório

Autores

  • Paulo J Krischke
  • Naira Tomiello UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-9851.2009v10n96p27

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar as motivações das escolhas dos consumidores por alimentos orgânicos, para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória em um supermercado de Florianópolis. O questionamento inicial aos consumidores foi “o que o (a) leva a escolher alimentos orgânicos?” Entre os principais resultados destaca-se a identificação das categorias nativas dos consumidores de tais produtos, sendo que a preocupação com a saúde foi a mais mencionada. Além disso, pode-se constatar a complexidade da temática consumo, que toma como essencial a perspectiva interdisciplinar para análise e interpretação do comportamento do consumidor.

Biografia do Autor

Paulo J Krischke

Doutor (Ph.D.) em Ciência Política pela Universidade de York (Canadá) e professor no PPGICH da UFSC.

Naira Tomiello, UFSC

Doutoranda no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas. Mestre em Administração de Empresas. Graduada em Ciências Sociais e em Filosofia.

Downloads

Publicado

2009-06-24

Edição

Seção

Artigos