Relação arte e sociedade na obra de temática social de Candido Portinari

Autores

  • Sandra Iris Sobrera Abella UFSC
  • Rafael Raffaelli UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-9851.2009v10n97p242

Resumo

Este artigo insere-se em uma pesquisa de doutoramento interdisciplinar no âmbito das ciências humanas, em andamento. Fundamenta-se no diálogo entre a obra, documentos relacionados e autores do campo das Ciências Sociais. Visou analisar aspectos sociais, econômicos e políticos presentes na obra de temática social de Candido Portinari, percebida como um objeto cultural complexo cuja leitura possibilita conhecer valores, ideologias, crenças, discursos, saberes e significados compartilhados. O método consistiu em uma abordagem semiótica, analisando a obra como signo e investigando aspectos da recepção através de informações obtidas em documentos do período (anos 1930 a 1950). Como resultado, é possível assinalar que, tendo sido considerado pintor oficial do governo Vargas, através de sua pintura Portinari contribuiu na afirmação de uma identidade nacional abrangendo diversidades culturais regionais e temas populares e de grupos socialmente marginalizados. Assim, foi possível concluir que tais obras permitiram uma leitura da sociedade, via mediação de sua produção artística.

Biografia do Autor

Sandra Iris Sobrera Abella, UFSC

Graduada em Psicologia, Mestre em Psicologia e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC.

Rafael Raffaelli, UFSC

Professor do Departamento do Curso de Graduação em Psicologia, do Departamento do Curso de Graduação em Cinema e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, da UFSC.

Downloads

Publicado

2009-11-16

Edição

Seção

Ensaios