Subsídios para um novo enfoque de desenvolvimento rural: evolução e diferença do sistema agrário de Dilermando de Aguiar, RS.

Autores

  • Eliane Dalmora UFSC - Florianópolis - SC

Resumo

Com base num projeto de Extensão Universitária da UFSM, realizado no município de Dilermando de Aguiar - RS, busca-se compreender os mecanismos de evolução dos sistemas de produção agrícola em relação as transformações da paisagem e as mudanças sociais efetivadas de 1640 aos anos 90. A perspectiva histórica de diferenciação social e de transformação dos ecossistemas serve de subsídio para a revisão crítica da pesquisa sobre o meio ambiente rural. O estudo do sistema agrário, sobre o eixo espacial e temporal, denota descontinuidades nos processos de expansão sócio-econômica que afetam o modo de vida e de trabalho no campo e comprometem a qualidade dos ecossistemas

Biografia do Autor

Eliane Dalmora, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em ciências sociais e políticas pela FESPSP (1992), mestrado em Sociologia Política pela UFSC (1997), doutorado em Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas pela UFSC (2003) e doutorado sanduíche no CNRS/França (2003). Atualmente é editora colaboradora - Revista Estudos Feministas e professora adjunto da UFPR.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Edição

Seção

Artigos