Pensamento político e representação ambiental: elementos de compreensão do “habitus sócio-ambiental” da sociedade contemporânea

Autores

  • Sérgio Luiz Pereira da Silva UENF - Campos dos Goytacazes - RJ

Resumo

Este paper sugere uma análise sobre a relação entre pensamento político e meio ambiente, com o intuito de discutir as bases sociais e naturais como elementos fundantes da representação sócio-política do meio ambiente. Nesse sentido, utiliza-se aqui elementos conceituais colhidos a partir da Sociologia do Meio Ambiente (SMA) que servem como variáveis de investigação teórica para tal propósito. Tais variáveis são: “ambiente biofísico”, “ação social” e “pensamento ambiental e político”. Esses quatro elementos discutidos no campo da SMA irão se complementar com outros elementos do campo da sociologia geral que serão relevantes ao objetivo deste texto, são eles: “habitus”, “ethos” e “racionalidade”. Por fim, envolveremos um outro conceito fundamental para essa discussão, este por sua vez do campo da Psicologia Social, a “representação social”.Como é possível perceber, este texto constitui-se com uma proposta interdisciplinar no seu objetivo, o que não o torna meramente um texto genérico e sim interrelacional no propósito de seu enfoque sobre as especificidades da questão do meio ambiente na constituição do “habitus sócio-ambiental” do mundo contemporâneo.

Biografia do Autor

Sérgio Luiz Pereira da Silva, UENF - Campos dos Goytacazes - RJ

Graduação em Ciências Sociais pela UFPE (1994), mestrado em Sociologia pela UFPE (1997) e doutorado em Ciências Humanas pela UFSC (2003). Atualmente é professor associado do Programa de Pós Graduação em Sociologia Política da UENF.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos