Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Fragmentos: Revista de Língua e Literatura Estrangeiras?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para os autores

 

Dimensões do texto

Os textos a serem apresentados poderão ter a forma e dimensões a ser inseridas nas seguintes seções da Revista Fragmentos:

a- Relato de pesquisa - artigo sobre pesquisa bibliográfica, documental ou experimental, concluída ou em andamento - máximo 15 laudas.

b- Artigo de opinião - texto opinativo com apoio teórico – máximo 15 laudas.

c- Ensaio - artigo teórico sobre determinado tema - máximo 15 laudas.

d- Revisão de literatura - levantamento do estado atual de determinado assunto, considerado de importância para divulgação e fundamentação bibliográfica na área Letras Estrangeiras - máximo 15 laudas.

e- Resenhas - comentário crítico de livros, dissertações e teses - máximo 02 laudas (preferencialmente obras recentes). Serão aceitas resenhas de livros ou de traduções publicados no Brasil, no máximo, há dois anos e no exterior, no máximo, há três anos.

f- Artigo de palestras- texto oriundo de palestras apresentadas em eventos da área - máximo 15 laudas.

 

 

Normas Editoriais da Revista Fragmentos

 

1. Elementos pré-textuais

1.1 Título- Apresentar o título do artigo e eventuais títulos de subcapítulos em minúsculo e sem negrito, em fonte Times New Roman 12;

1.2 Autores- Informar o nome do(s) autor(es), por extenso, evitando abreviaturas, assim como titulação; instituição; cargo/função que desempenha(m); endereço completo; telefone e correio eletrônico. Separar o nome dos autores do título do artigo, com dois espaços em branco.

Sugere-se evitar a indicação como coautor(es) pessoas que não contribuíram intelectualmente para a obra. Recomenda-se incluir o nome das pessoas que, de alguma maneira, auxiliaram em coleta de dados, ilustrações, ou mesmo na utilização de laboratórios no pós-texto “Agradecimentos” antes das Referências.

1.3 Resumo- Deve ser incluído um resumo informativo (NBR 6028), de aproximadamente 100 palavras, em português, fonte Times New Roman, tamanho 10, com entrelinhamento simples, precedido da palavra Resumo. Separar o resumo do nome dos autores, com dois espaços em branco.

1.4 Palavras-chave- Termos indicativos do conteúdo do artigo. Separar cada termo por ponto, que deverão ser precedidos do termo Palavras-chave. Separar as palavras-chave do resumo, com um espaço em branco. Utilizar de três a cinco termos.

1.5 Tradução do título- Apresentação do título em inglês.

1.6 Tradução do Resumo (Abstract)- Apresentação do resumo em inglês.

1.7 Tradução das palavras-chave (Keywords)- Tradução das palavras-chave em inglês.

 

2. Elementos textuais

2.1. Texto- Corpo do artigo (conforme a norma NBR 6022- Apresentação de Artigos de Periódicos) estruturado em: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas. No caso de divisão em seções, sua ordenação deverá seguir o sistema de numeração progressiva (NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento). Para citações no texto, utilizar o sistema Autor, data (ver NBR 10520- Apresentação de Citações em Documento). O texto deverá ser apresentado utilizando a fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço simples entrelinhas.

2.2. Elementos de Apoio- Notas, citações, gráficos, tabelas, figuras, quadros, fotografias etc., devem ser limitadas ao mínimo indispensável, e devem estar inseridas no texto. As imagens devem ser também enviadas com resolução de impressão por separado.

2.3 Referências Bibliográficas- As referências bibliográficas deverão estar antes das Notas Finais e devem seguir as normas atuais da ABNT (NBR 6023: 2002); o título da obra (título da revista, livro etc.) deve estar em itálico evitando o uso do negrito ou sublinhado.

Importante: Os textos serão submetidos ao Conselho Editorial da revista e serão analisados atendendo à periodicidade da publicação. Caberá ao Conselho decidir sobre a aceitação ou não do trabalho, e fazer sugestões relativas tanto à apresentação quanto às exigências editoriais. Os textos que não estiverem de acordo com as Normas Editoriais serão devolvidos para que sejam feitas as devidas alterações.

4. Artigos em Língua Estrangeira: A Revista Fragmentos aceita artigos redigidos em língua estrangeira. Poderão enviar artigos redigidos em espanhol, inglês, francês, italiano ou alemão. A formatação dos artigos em língua estrangeira seguirá os mesmos padrões dos escritos em português, com apenas uma ressalva: – o artigo deverá conter um resumo na língua em que for redigido, seguido de um resumo em português e um em outra língua das listadas nos critérios gerais. Por exemplo: se redigido em inglês, deverá conter um resumo em inglês, junto com sua versão em português e mais uma segunda versão que poderá ser em francês, italiano, espanhol ou alemão.

Nota: Seguir as normas da ABNT NBR 6022 – artigo em publicação; NBR 6028 – resumo; NBR 10520 citações.

 

3. Elementos pós-textuais

3.1 Agradecimentos - Os agradecimentos e auxílios recebidos pelo(s) autor(es) podem ser mencionados no final do artigo. Recomenda-se incluir o nome das pessoas que, de alguma maneira, auxiliaram na coleta de dados, ilustrações, ou mesmo na utilização de laboratórios no item Agradecimentos (pós-texto antes das Referências). Sugere-se evitar a indicação como coautor(es) pessoas que não contribuíram intelectualmente para a obra.

4. Outras informações

4.1 Os artigos podem ter a extensão máxima de até 15 (quinze) laudas;

4.2 Os artigos deverão ser digitados em Word for Windows versão 6 ou superior, com as seguintes especificações: Fonte Times New Roman – Tamanho 12; papel branco tamanho A4; com espaço entrelinhas simples; com margem esquerda de 3,0 cm e demais margens (direita, superior e inferior) com 2,5 cm.

4.3 Não paginar o documento.

4.4 Enviar uma cópia do artigo via plataforma da Revista Fragmentos ou para o endereço eletrônico da revista: revistafragmentos@gmail.com.

Os pareceres referente aos originais serão encaminhados aos autores no prazo máximo de três (3) meses via Plataforma da Revista Fragmentos. Os originais não serão devolvidos.

4.5 Os artigos deverão ser enviados via plataforma da Revista Fragmentos - o autor principal fará o encaminhamento, observando as etapas constantes em ( http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fragmentos/ ) ou para: revistafragmentos@gmail.com

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor";
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB);
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídos no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar;
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final;

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista;

  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
 

Declaração de Direito Autoral

Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

Verificar Creative Commons.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.