Dilaceramento de corpos: o Sparagmós em Flávia, cabeça, tronco e membros

Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa, Alice Carvalho Diniz Leite

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2175-7992.2016v23n1p9

Este trabalho apresenta um estudo sobre Flávia, cabeça, tronco e membros, peça teatral escrita por Millôr Fernandes em 1963. A obra traz em sua composição elementos que sugerem relações possíveis com os estudos clássicos, principalmente quanto à tragédia clássica, e com a dramaturgia de Shakespeare. Há pistas signiicativas do compromisso do autor com o gênero trágico, já que o subtítulo da peça é “tragédia ou comédia em dois atos”. Como ponto de conexão entre o texto teatral e a tragédia ática, propomos a palavra grega σπαραγμός, sparagmós, cujo sentido carrega as ideias de despedaçamento, dilaceração, mutilação. Entre os principais temas de Flávia, cabeça, tronco e membros destacamos: personagens de caráter transgressor, a demanda de destruição e o desejo irrefreável de cometer crimes.


Palavras-chave


Recepção Clássica; Literatura Comparada; Ritual Dionisíaco; Sparagmós

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7992.2016v23n1p9

Revista Fragmentos, ISSNe 2175-7992, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.