Dilaceramento de corpos: o Sparagmós em Flávia, cabeça, tronco e membros
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7992.2016v23n1p9Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre Flávia, cabeça, tronco e membros, peça teatral escrita por Millôr Fernandes em 1963. A obra traz em sua composição elementos que sugerem relações possíveis com os estudos clássicos, principalmente quanto à tragédia clássica, e com a dramaturgia de Shakespeare. Há pistas signiicativas do compromisso do autor com o gênero trágico, já que o subtítulo da peça é “tragédia ou comédia em dois atos”. Como ponto de conexão entre o texto teatral e a tragédia ática, propomos a palavra grega ?????????, sparagmós, cujo sentido carrega as ideias de despedaçamento, dilaceração, mutilação. Entre os principais temas de Flávia, cabeça, tronco e membros destacamos: personagens de caráter transgressor, a demanda de destruição e o desejo irrefreável de cometer crimes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Verificar Creative Commons.