Working memory capacity and fluency, accuracy, complexity, and lexical density in L2 speech production

Autores

  • Mailce Borges Mota Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/fragmentos.v24i0.7659

Resumo

Este estudo investigou se há relação entre a capacidade de memória de trabalho e a produção oral em L2. Os participantes do estudo foram 13 alunos de inglês como segunda língua, de nível avançado, da Universidade de Minnesota. A capacidade de memória de trabalho dos participantes foi medida através do speaking span test (Daneman, 1991), aplicado na L2. A produção oral em L2 foi eliciada através de uma tarefa de descrição e uma de narração. Quatro aspectos da produção oral foram avaliados: fluência, precisão gramatical, complexidade gramatical e densidade lexical. A análise estatística demonstrou que, em ambas as tarefas de produção oral, a capacidade de memória de trabalho, medida pelo speaking span test, se correlaciona positivamente com fluência, precisão gramatical e complexidade gramatical, como previsto, e negativamente com densidade lexical, contrariamente à previsão. A análise também demonstrou que o speaking span test prevê de forma significativa o desempenho oral dos participantes no que diz respeito à fluência, precisão gramatical e complexidade gramatical, explicando parcialmente a variação individual de desempenho. Por fim, a análise indica uma tendência de interação entre fluência, precisão gramatical, complexidade gramatical e densidade lexical. Para explicar a relação entre capacidade de memória de trabalho e desempenho oral em L2, propõe-se a codificação gramatical como uma subtarefa do processo de produção oral cuja natureza cognitivamente complexa exige o controle e regulação de recursos atencionais.

Biografia do Autor

Mailce Borges Mota, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui licenciatura em Letras Português-Inglês pela UFSC (1992), mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente (UFSC, 2005) e doutorado em Letras /Inglês e Literatura Correspondente, com área de concentração em Linguistica Aplicada (UFSC, 2000). Foi pesquisadora visitante no Departamento de Linguística da Universidade de Minnesota (1998-1999). Atualmente é professora adjunto IV do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada e Psicologia Cognitiva, e atua principalmente nos seguintes temas: diferenças individuais na capacidade da memória de trabalho, aspectos cognitivos e instrucionais da produção oral em L2, ensino/aprendizagem de inglês como L2.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigos