Zur Arbeitgedächtniskapazität in L1 un L2

Autores

  • Claudia Schmidt Albert-Ludwigs-Universität Freiburg

DOI:

https://doi.org/10.5007/fragmentos.v24i0.7660

Resumo

No estudo é comparada a capacidade da memória de trabalho em japonês como língua materna e alemão como língua estrangeira. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados um teste de amplitude da memória de trabalho em leitura em japonês e em alemão, com base no teste desenvolvido por Daneman e Carpenter (1980). Do estudo participaram 16 estudantes japoneses do nível avançado do alemão e dezesseis estudantes alemães. Os resultados mostram correlações estatisticamente significativas entre o teste de amplitude em alemão e em japonês, muito embora a performance dos estudantes japoneses não tenha sido tão expressiva quanto a dos alemães. Os resultados apontam ainda para o fato de que a transferência de capacidade de processamento da língua materna para a língua estrangeira não se revela tão simples assim, uma vez que o processamento em língua estrangeira exige outras habilidades, se comparado com a língua materna.

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Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigos