A capacidade da memória de trabalho e a ilusão da compreensão em leitura

Autores

  • Leda Maria Braga Tomitch UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/fragmentos.v24i0.7666

Resumo

Esse estudo analisou a habilidade de leitores mais e menos proficientes de monitorar sua compreensão durante a leitura de textos completos e incompletos. A capacidade da memória de trabalho foi medida através do Teste de Capacidade de Leitura (‘Reading Span Test’). Os resultados indicaram que os leitores mais proficientes também apresentaram maior capacidade de memória, perceberam a estrutura dos textos, detectaram as distorções, e avaliaram sua compreensão de forma mais apropriada. Os leitores menos proficientes, além de se mostrarem menos capazes de perceber a estrutura dos textos, engajaram no fenômeno de ‘ilusão do saber’, ao não detectarem as contradições e avaliarem sua compreensão positivamente.

Biografia do Autor

Leda Maria Braga Tomitch, UFSC

possui mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) (1988) e doutorado em Letras (Linguística Aplicada) (1995), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou pós-doutoramento na área de psicologia cognitiva, na Carnegie Mellon University, nos EUA. Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigos