Diferenças individuais na memória de trabalho e o desempenho na tarefa de construção de idéias principais em língua materna e língua estrangeira

Autores

  • Ana Cecília da Gama Torres UEL

DOI:

https://doi.org/10.5007/fragmentos.v24i0.7667

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a relação entre a memória de trabalho e o desempenho de leitores em uma tarefa de construção de idéias principais em textos cuja idéia principal está mal sinalizada. Coletaram-se protocolos verbais durante a leitura de dois textos (português e inglês). Os protocolos foram analisados para revelar o desempenho na tarefa de construção. A capacidade da memória de trabalho foi medida mediante o teste de alcance de leitura em português e em inglês. Os resultados indicam que a capacidade da memória de trabalho está relacionada à habilidade de construir idéias principais em textos mal sinalizados.

Biografia do Autor

Ana Cecília da Gama Torres, UEL

possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigos