Um drama jocoso: traços paródicos entre fato e ficção em Partes de África
DOI:
https://doi.org/10.5007/fragmentos.v26i0.7751Resumo
O presente estudo busca investigar como Helder Macedo desmascara as ideologias, no romance Partes de África, a partir do uso de procedimentos paródicos. No romance, o fazer narrativo entrelaça a história da quebra do império português e do surgimento de novos países com a história pessoal do autor, articulando fato e ficção. Analisa-se a peça teatral Um Drama Jocoso, inserida no romance, como uma espécie de epicentro dos procedimentos paródicos que podem ser observados em Partes de África. O resultado da investigação é o encontro com uma obra que depõe as máscaras do cotidiano, a partir de sua própria estrutura.Downloads
Publicado
2004-01-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Verificar Creative Commons.